O andamento da reforma da ECIT Dr. Dionísio da Costa (Premen), em Patos, voltou a ser alvo de reclamações por parte da população. O Portal Patos Online recebeu um relato de estudantes denunciando a demora na conclusão da obra, que estaria sem utilização pelos alunos há cerca de três anos.
Segundo a denúncia, a paralisação da unidade tem prejudicado diretamente a comunidade escolar. “A escola está há três anos sem uso por parte dos alunos, afetando a educação e impedindo o acesso a um direito básico”, relatou uma estudante.
Diante da situação, a reportagem entrou em contato com a gerente regional da 6ª Gerência Regional de Educação (6ª GRE), Genilucia Medeiros, que informou que buscaria informações junto à empresa responsável pela obra sobre o prazo de conclusão. No entanto, até esta terça-feira (17), não houve retorno.
Em consulta ao sistema TRAMITA, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), foi possível identificar detalhes do contrato da obra.
O serviço foi contratado pela Suplan em 27 de junho de 2023 junto à Concretisa Construtora Ltda, com prazo inicial de conclusão previsto para 23 de março de 2024. No entanto, após sucessivos termos aditivos, o prazo foi estendido e, atualmente, a nova data prevista é 31 de maio de 2026.
O valor do contrato também sofreu alteração. Inicialmente orçada em R$ 3.606.958,30, a obra passou para R$ 3.757.593,83 após os reajustes.
No último dia 10 de março de 2026, foi firmado o 10º termo aditivo ao contrato — sendo o 8º relacionado à prorrogação de prazo — com extensão de mais 60 dias tanto para a execução da obra quanto para a vigência contratual.
De acordo com a justificativa técnica, ainda restam serviços importantes a serem concluídos, como instalações elétricas, cabeamento estruturado, além da finalização de estruturas sanitárias e outros ajustes necessários para a entrega completa da escola.
O documento destaca que a prorrogação é considerada essencial para garantir a continuidade dos serviços e a conclusão integral da obra, uma vez que o prazo vigente seria insuficiente.
A autorização do aditivo foi assinada pela diretora superintendente Simone Cristina Coelho Guimarães, com base em pareceres técnicos que apontaram a necessidade da medida.
Enquanto os prazos seguem sendo ampliados, a comunidade escolar aguarda a conclusão da reforma e a retomada das atividades na unidade, que tem funcionado provisoriamente nas dependências da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
O espaço segue aberto para manifestação da Secretaria de Educação do Estado e da empresa responsável pela obra.
Por Patos Online