Brasil CASO MASTER
Ex-presidente do BRB é transferido para a Papuda após ser preso em operação da PF
Paulo Henrique Costa é investigado por suspeita de receber propina milionária para viabilizar operações com o Banco Master
16/04/2026 20h54
Por: Felipe Vilar Fonte: CNN Brasil
Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

O ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda na tarde desta quinta-feira (16). A movimentação ocorreu após sua prisão na 4ª fase da Operação Compliance Zero, da PF (Polícia Federal)

Costa foi preso pela manhã em sua casa, no Setor Noroeste, em Brasília, e levado para a Superintendência da PF. A transferência para a Papuda, foi feita de forma discreta, atendendo determinação do ministro STF (Supremo Tribunal Federal), André Mendonça.

"Os mandados de prisão deverão ser cumpridos de maneira serena, respeitosa e discreta, sem qualquer espetacularização, tal como corretamente tem se verificado na atuação da Polícia Federal nas ocasiões anteriores", escreveu Mendonça na decisão que deu origem à operação.

A nova etapa da Compliance Zero cumpriu dois mandados de prisão e sete de busca e apreensão, em São Paulo e no Distrito Federal.

Como mostrou a CNN, a PF investiga se Costa recebeu R$ 140 milhões de Daniel Vorcaro como propina para viabilizar a compra do Banco Master pela instituição financeira de Brasília.

Em novembro de 2025, o ex-presidente já havia sido alvo da primeira fase da operação que investiga crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, crimes financeiros e organização criminosa. Gestores do BRB eram investigados pela compra de carteiras de ativos do Banco Master, de Daniel Vorcaro, consideradas fraudulentas.

Fonte: CNN Brasil