As fortes chuvas que atingem a Paraíba desde o início de maio já deixaram mais de 16,1 mil pessoas afetadas em todo o estado. De acordo com boletim divulgado neste domingo (3) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o número de desalojados subiu para 2.210, enquanto 703 pessoas estão desabrigadas.
Também foram registradas duas mortes por choque elétrico, além de 13 municípios impactados e com decretos de situação de emergência reconhecidos. Equipes da Defesa Civil Nacional atuam no estado prestando apoio às ações emergenciais e orientação às gestões municipais.
A diferença entre os termos é importante: desabrigados são aqueles que perderam suas moradias e não podem retornar, enquanto desalojados precisaram deixar suas casas temporariamente e podem voltar após a normalização da situação.
Entre os municípios que já oficializaram situação de emergência estão Conde, Bayeux, Santa Rita, Rio Tinto, Massaranduba, Lagoa Seca, Itatuba e Ingá. A medida permite que o poder público atue com mais rapidez na assistência às famílias e na recuperação das áreas atingidas.
O governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, informou que o estado também pode decretar situação de calamidade pública diante dos danos provocados pelas chuvas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há novos alertas de chuvas intensas para o estado, mas a previsão ainda indica pancadas isoladas em cidades como João Pessoa.
Campanhas solidárias foram iniciadas em diversas regiões para arrecadar donativos. A população pode contribuir com alimentos não perecíveis, água potável, roupas, colchões, cobertores e itens de higiene.
Entre os pontos de coleta estão unidades das Casas da Cidadania em cidades como João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Guarabira, Itabaiana, Sapé, Mamanguape e outras. Na capital, também há arrecadação no Centro de Cooperação da Cidade, no bairro do Altiplano, no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira, além dos shoppings Mangabeira e Manaíra.
Bayeux concentra o maior número de atingidos, com cerca de 12 mil pessoas. Em seguida aparecem Rio Tinto, com aproximadamente 2,4 mil, e Mamanguape, com cerca de 500 pessoas afetadas.
Outros municípios também registram impactos, como Sapé, com mais de 300 famílias atingidas, Ingá, com cerca de 50 famílias, além de Cabedelo e Guarabira, que ainda contabilizam os danos, inclusive na zona rural.
As autoridades seguem monitorando a situação e reforçam a importância da solidariedade para auxiliar as famílias afetadas em todo o estado.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB