O Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Patos promoveu neste sábado (30) uma atividade voltada à conscientização sobre a fibromialgia, marcando o encerramento da campanha Maio Roxo, dedicada à divulgação de informações sobre doenças crônicas e autoimunes.
A iniciativa reuniu pacientes acompanhados pela unidade e contou com a participação da fundadora do Grupo de Lúpicos e Fibromiálgicos de Patos, Damiana Maia Guedes, que destacou a importância de ampliar o debate sobre as dificuldades enfrentadas diariamente por quem convive com a doença.
Segundo Damiana, momentos como esse são fundamentais para conscientizar a sociedade sobre a realidade dos pacientes, além de reforçar a necessidade de respeito, acolhimento e compreensão diante de enfermidades que, muitas vezes, não apresentam sinais visíveis, mas causam impactos significativos na qualidade de vida.
Durante o evento, também foi ressaltada a importância do trabalho desenvolvido pelo CER no acompanhamento dos pacientes com fibromialgia, especialmente por meio das atividades de hidroginástica, fisioterapia e suporte multiprofissional.
De acordo com Damiana, a implantação dos atendimentos voltados aos pacientes com fibromialgia contou com o incentivo da profissional Cleide Xavier Cezar, além do trabalho das fisioterapeutas Aline e Lamara, que auxiliam os participantes no enfrentamento das dores e no desenvolvimento de estratégias para melhorar a convivência com a doença.
“A gente aprende a lidar com as dores, entende melhor o nosso corpo e a nossa mente. O CER tem sido de grande importância para os portadores de fibromialgia e outras doenças incapacitantes. Quando chegamos lá, nos sentimos acolhidos por uma equipe que nos trata como pessoas, e não como vítimas”, destacou.
A fundadora do grupo também lembrou que, apesar dos avanços conquistados nos últimos anos, incluindo legislações voltadas à garantia de direitos, os pacientes continuam enfrentando desafios diários causados pelas dores constantes e pelos sintomas da doença.
O Maio Roxo é uma campanha nacional de conscientização sobre doenças inflamatórias, crônicas e autoimunes, buscando ampliar o conhecimento da população e combater preconceitos enfrentados pelos pacientes.
Ver essa foto no Instagram
Patos Online