Um dos maiores representantes da cultura popular nordestina, Santanna, O Cantador, afirmou que o cantor João Gomes é uma "dádiva" para o Nordeste e que seu trabalho veio para "lavar a alma do povo nordestino". A declaração foi dada durante entrevista ao quadro Dedinho de Prosa, da TV Cabo Branco.
Natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, Santanna destacou a importância de João Gomes para a música regional e afirmou que o artista conseguiu ampliar o alcance do forró em todo o país.
"É uma dádiva, sabe? É um prêmio que Deus deu pra gente, pra nação nordestina. Que Deus ilumine a carreira desse menino, que proteja ele. Esse menino é uma dádiva que veio pra lavar a alma do povo nordestino, furou a bolha e vai continuar furando", declarou.
Durante a entrevista, Santanna também relembrou o início da carreira. Antes de se dedicar à música, ele trabalhava como gerente de banco e chegou a ser aconselhado por Luiz Gonzaga a permanecer na profissão devido à instabilidade da vida artística. Mesmo assim, decidiu seguir o sonho de viver da música.
O cantor explicou ainda que escolheu o nome artístico inspirado na bisavó, conhecida como Santanna, e fez o compromisso de interpretar canções que valorizassem as mulheres. Segundo ele, grande parte do repertório é escolhida com a ajuda da esposa, Laelma.
Santanna também falou sobre o carinho que tem pela Paraíba e pelos artistas do estado, como Ton Oliveira e Flávio José. Um dos momentos mais emocionantes da entrevista foi ao comentar a música "Paraíba Joia Rara", composta por Ton Oliveira e eternizada em sua voz.
O cantor revelou que ouviu a canção pela primeira vez durante uma viagem e precisou parar o carro por não conseguir conter a emoção. Apesar do sucesso da interpretação, afirmou que não pretende gravar a música em estúdio por acreditar que não conseguiria reproduzir o sentimento vivido naquele momento.
Ao falar sobre a missão de representar a cultura popular, Santanna destacou o sentimento de pertencimento como uma das maiores riquezas do povo nordestino.
"Pertencimento é um sentimento tão forte que torna nossa região não só uma região, mas uma nação", afirmou.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB