Locais VAZAMENTO
Moradores relatam preocupação com caixa d'água da Cagepa no Conjunto Itatiunga, em Patos; gerente da companhia se pronuncia
Comunidade afirmou que o desperdício de água durou cerca de três dias; Cagepa informou que identificou falha no sistema de automação
06/07/2026 15h30
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: reprodução

Moradores do Conjunto Itatiunga, em Patos, relataram preocupação com um vazamento em uma caixa d'água pertencente à Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), localizada na quadra 18 da comunidade. Segundo os relatos, o problema teria começado no último sábado (4) e provocado o derramamento constante de água por cerca de três dias.

De acordo com a população, diversas tentativas de contato com a Cagepa foram realizadas para solicitar o reparo, mas, até então, o vazamento permanecia sem solução, gerando preocupação com o desperdício de água.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Patos Online (@patosonline)

Procurado pelo Patos Online, o gerente regional da Cagepa, Jônatas Raulino, informou que, assim que a companhia recebeu as reclamações, uma equipe de manutenção foi enviada ao local nas primeiras horas da manhã para verificar a ocorrência.

Segundo o gerente, durante a inspeção foi identificada uma falha de comunicação entre os equipamentos que integram o sistema de automação da unidade, o que impedia o desligamento automático do conjunto motor-bomba quando o reservatório atingia sua capacidade máxima.

"Em decorrência dessa falha, houve o transbordamento do reservatório. Entretanto, o problema foi prontamente solucionado, restabelecendo o funcionamento adequado do sistema de automação, de modo que o reservatório não apresenta mais transbordamento", esclareceu Jônatas Raulino.

Com a correção da falha, a Cagepa informou que o sistema voltou a operar normalmente e que o reservatório não registra mais vazamentos, segundo o gerente.

Por Patos Online