Gerais APAGÃO
Falha em sistema de transmissão deixa Patos e diversas cidades da Paraíba e Ceará sem energia na noite desta terça-feira (7)
Energisa confirma que interrupção de energia no Sertão foi causada por ocorrência em sistema da Axia
07/07/2026 20h56 Atualizada há 2 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Imagem ilustrativa (Foto: Patos Online)

Um apagão de energia elétrica atingiu Patos e dezenas de municípios do Sertão da Paraíba na noite desta terça-feira (7), por volta das 18h50, deixando milhares de consumidores sem fornecimento ou enfrentando oscilações no serviço.

Em Patos, moradores de diversos bairros relataram a interrupção no abastecimento, entre eles Noé Trajano, Jatobá, Maternidade, Liberdade, Santo Antônio, Salgadinho, Nova Brasília, São Sebastião, Belo Horizonte, Novo Horizonte, Itatiunga, Centro, Monte Castelo, entre outros.

Além da Capital do Sertão, o problema também foi registrado em cidades da região metropolitana, como São José do Bonfim, Mãe d'Água, Malta, Condado, São José de Espinharas, PAssagem, Santa Terezinha, Vista Serrana, entre outras, além de municípios do Vale do Piancó, a exemplo de Piancó, Olho d'Água, Itaporanga, Coremas, Santana dos Garrotes e Igaracy.

Outras cidades afetadas foram Belém do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Cajazeiras, Lastro, Marizópolis, Pombal, Poço de José de Moura, Poço Dantas, Paulista, São Bento, São Bentinho, São João do Rio do Peixe, Sousa, Triunfo, Uiraúna e Joca Claudino.

De acordo com os relatos recebidos pelo Patos Online, em alguns municípios houve interrupção total do fornecimento, enquanto em outros foram registradas oscilações seguidas de queda de energia. Em parte das cidades, o serviço começou a ser restabelecido cerca de 40 minutos após o início da ocorrência.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Energisa Paraíba, que encaminhou uma nota oficial esclarecendo a origem da ocorrência.

Segundo a distribuidora, a interrupção no fornecimento de energia registrada na noite desta terça-feira (7), em municípios do Sertão paraibano, foi provocada por uma falha no sistema de transmissão de energia, cuja responsabilidade é da empresa Axia Energia (antiga Eletrobras Chesf), e não na rede de distribuição operada pela concessionária.

"A Energisa Paraíba informa que a interrupção no fornecimento de energia registrada, nesta terça-feira (07) nos municípios do Sertão paraibano foi provocada por uma ocorrência no sistema de transmissão de energia, de responsabilidade da Axia, não havendo qualquer relação com a rede de distribuição operada pela Energisa. O fornecimento foi restabelecido e as causas estão em análise pela empresa transmissora de energia."

Paralelamente ao apagão registrado na Paraíba, também foram registradas interrupções no fornecimento de energia em municípios do Ceará.

Em nota, a Enel Ceará informou que a ocorrência foi provocada por um defeito em uma subestação de responsabilidade da transmissora Axia Energia, localizada no município de Milagres. Segundo a distribuidora, a falha afetou clientes de cidades como Juazeiro do Norte, Milagres, Brejo Santo, Barbalha, Porteiras e Iguatu.

Por Patos Online