Esportes SÉRIE D
Treze perde para o São José-RS e precisa de remontada para avançar às quartas da Série D 2026
Galo da Borborema visitou o Zequinha na primeira partida das oitavas de final da 4ª divisão, neste sábado (18), às 16h, no Rio Grande do Sul.
18/07/2026 18h25
Por: Felipe Vilar Fonte: Jornal da Paraíba
Foto: Daniel Vieira/Treze

São José-RS e Treze mediram forças neste sábado (18), no Francisco Novelletto, em Porto Alegre, pelo jogo de ida válido pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro 2026. Dentro de campo, a partida foi bastante movimentada no primeiro tempo, mas acabou sendo mais controlada pelos donos da casa na etapa final. Os gols foram marcados por Michel e Raphael Soares para o time gaúcho, enquanto Petrocelli descontou para o Galo.

A etapa inicial foi bastante movimentada e com as duas equipes buscando o ataque desde os primeiros minutos. O Treze conseguiu neutralizar a troca de passes do adversário com marcação alta e criou as melhores oportunidades da etapa inicial. Aos oito minutos, Marquinhos cabeceou com perigo após cobrança de escanteio de Jean Carlo, e, aos 19, Petrocelli abriu o placar em um belo chute de longa distância, aproveitando um corte errado da defesa gaúcha após cobrança de lateral de Carlos Henrique.

O Galo seguiu pressionando e quase ampliou aos 27 minutos, quando Michelon cobrou falta com perigo e a bola passou raspando a trave esquerda de Fábio Rampi. O São José-RS respondeu principalmente nas bolas paradas e conseguiu empatar aos 33 minutos. Em cobrança de falta, Michel finalizou direto, contou com a abertura da barreira e venceu Erivelton.

Na reta final, o Zequinha passou a ocupar mais o campo ofensivo e levou perigo em um cabeceio de Andrey para fora. Já nos acréscimos, Jean Carlo ainda obrigou o goleiro Fábio Rampi a fazer defesa tranquila após cruzamento de Pedro Ivo. Logo após o apito para o intervalo, houve um princípio de confusão envolvendo Natan, do Treze, e integrantes do banco de reservas do São José-RS, mas a situação foi rapidamente controlada.

No segundo tempo, o São José-RS conseguiu controlar mais a partida, manteve as linhas altas e dificultou a saída de bola do Treze. O Zeca passou a ocupar o campo ofensivo e, aos 34 minutos, ampliou o placar. Após troca de passes entre Grafite e Mateus Pureza, Raphael Soares recebeu livre de marcação e balançou as redes.

O Galo encontrou muitas dificuldades para superar a marcação dos donos da casa e criou poucas oportunidades. A melhor delas aconteceu aos 22 minutos, quando Pedro Ivo recebeu passe de Marquinhos e finalizou muito perto do gol. Michelon também levou perigo em um chute de longa distância após cobrança de falta, mas a bola desviou na defesa. Nos minutos finais, o Alvinegro tentou pressionar, porém não conseguiu criar chances claras e saiu derrotado por 2 a 1.

Próximo compromisso?

Treze e São José-RS voltam a se enfrentar no próximo domingo (26), às 17h, no Amigão, em Campina Grande. O Zeca precisa de um simples empate para avançar às quartas de final, enquanto o Galo tem que vencer por um gol de diferença para levar a decisão para as cobranças de pênaltis. Caso vença por dois ou mais gols, o Alvinegro garante a classificação no tempo normal.

Fonte: Jornal da Paraíba