Política ELEIÇÕES 2026
Datafolha: Lula tem 48% e Flávio Bolsonaro, 43%, no 2º turno
A vantagem do presidente contra o senador do PL subiu para cinco pontos percentuais. No último levantamento, era de quatro pontos
24/07/2026 20h55
Por: Felipe Vilar Fonte: Metrópoles
Foto: Ricardo Stuckert/PR - Beto Barata/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial com 48% das intenções de voto no segundo turno, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (24/7). O senador Flávio Bolsonaro (PL) tem 43%.

Com isso, a diferença entre os principais candidatos é de cinco pontos percentuais, fora da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos para mais ou para menos.

No último levantamento, divulgado em junho, Lula tinha 47% e Flávio 43% — diferença de quatro pontos. 

A pesquisa também testou outros dois cenários de segundo turno. Confira:

Primeiro turno

O Datafolha pesquisou também a intenção de voto para o primeiro turno das eleições. O presidente Lula lidera com 40%, ante 32% do filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Confira os números:

Heitor Dias (PSTU), Edmilson Costa (PCB) e Leonardo Avalanche (PRTB) não pontuaram.

O instituto ouviu 2.004 eleitores em 139 municípios entre quarta (22/7) e quinta-feira  (23/7). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-01166/2026.

Candidaturas oficializadas

O primeiro a oficializar a candidatura ao Planalto foi Renan Santos (Missão). O partido realizou em formato on-line e sem transmissão ao vivo a convenção partidária. Aroldo Medina será o candidato a vice.

convenção partidária do PL está marcada para sábado (25/7), em São Paulo, quando deve ser lançada a candidatura de Flávio.

No domingo (26/7), o PSD deve lançar Ronaldo Caiado à Presidência, também em São Paulo. A candidatura de Romeu Zema deve ser lançada na segunda-feira (27/7) em convenção do Novo em Brasília.

Já o PT fará a convenção no próximo dia 2 de agosto para oficializar Lula como candidato à reeleição.

Fonte: Metrópoles