Política ELEIÇÕES 2026
Cícero Lucena promete “Pix Tênis” e ampliação do Pé-de-Meia durante convenção que oficializou candidatura ao Governo da Paraíba
Candidato do MDB afirmou que pretende levar para todo o Estado programas implantados em João Pessoa e defendeu que sua campanha será baseada na experiência administrativa, e não em promessas eleitorais.
06/08/2026 00h00 Atualizada há 6 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Divulgação/@cicerolucena

O ex-prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB) apresentou, nesta quarta-feira (5), as primeiras propostas de governo para a área da educação durante a convenção conjunta do MDB e do PSD que oficializou sua candidatura ao Governo da Paraíba. Entre as medidas anunciadas estão a criação do "Pix Tênis", benefício financeiro destinado à compra de calçados escolares, e a ampliação do programa Pé-de-Meia para estudantes da rede estadual.

Ao discursar para lideranças e apoiadores, Cícero afirmou que sua campanha será baseada na experiência acumulada ao longo da vida pública e não em promessas eleitorais.

"Eu tenho dito e tenho repetido que eu não farei promessa de campanha. Agora, eu darei testemunho de uma vida vivida, com sofrimento, com dificuldades, mas também com muita vitória. É esse conhecimento que eu quero oferecer à Paraíba e, principalmente, aos paraibanos", declarou.

Durante o pronunciamento, o candidato relembrou a infância no Sertão paraibano e disse que precisou deixar sua cidade natal em busca de oportunidades. Segundo ele, essa trajetória lhe permitiu compreender as dificuldades enfrentadas por milhares de famílias em diferentes regiões do Estado.

Cícero afirmou que percorreu municípios paraibanos antes de decidir disputar o Governo e disse ter ouvido relatos sobre problemas relacionados à saúde, educação, infraestrutura, abastecimento de água e geração de empregos.

"Eu me coloquei no lugar do jovem que não tem oportunidade de trabalhar na cidade onde nasceu. Me coloquei no lugar do estudante que ainda não tem na educação o instrumento de transformação da sua vida. Me coloquei no lugar de quem abre a torneira e não encontra água e também de quem sequer tem uma torneira dentro de casa", afirmou.

"Pix Tênis"

Entre as principais propostas anunciadas está a criação do chamado "Pix Tênis". De acordo com Cícero Lucena, caso seja eleito, o Governo do Estado deixará de fornecer um modelo único de tênis escolar e passará a conceder um benefício financeiro para que cada estudante escolha o calçado que deseja adquirir.

Ao apresentar a ideia, o candidato relembrou um episódio ocorrido durante seu primeiro mandato como prefeito de João Pessoa, quando ouviu o relato de uma mãe que possuía apenas um par de sandálias para dois filhos frequentarem a escola em turnos diferentes.

"Foi por isso que João Pessoa passou a ter fardamento completo, inclusive com tênis. Eu vi crianças que não sabiam nem calçar um tênis porque nunca tinham tido um. Agora eu quero inovar. Vou dar o fardamento completo aos alunos da rede estadual, mas o tênis não será igual para todos. Eu vou dar um Pix Tênis para os alunos comprarem o seu tênis e escolherem o modelo que quiserem", afirmou.

Ampliação do Pé-de-Meia

Outra proposta apresentada foi a ampliação do programa Pé-de-Meia. Segundo Cícero, a Prefeitura de João Pessoa já concede, com recursos próprios, um incentivo financeiro para estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), etapas que não são contempladas pelo programa federal.

Caso eleito governador, ele afirmou que pretende estender esse benefício aos estudantes da rede estadual.

"Hoje o Governo Federal paga o Pé-de-Meia dentro dos critérios estabelecidos para o ensino médio. Nós vamos assumir esse compromisso para que todos os alunos da rede estadual também recebam o benefício. Isso não é promessa, é compromisso, é prática, é ação", declarou.

O candidato também afirmou que pretende ampliar os investimentos em tecnologia nas escolas estaduais e na valorização dos profissionais da educação. Como exemplo, destacou a política salarial adotada em João Pessoa, afirmando que a capital possui um dos maiores pisos salariais para professores entre as capitais brasileiras.

Ao longo do discurso, Cícero relembrou sua trajetória política como vice-governador, governador em exercício, senador da República e prefeito de João Pessoa por quatro mandatos, afirmando que essa experiência o credencia para administrar o Estado.

Sem citar nominalmente o governador e candidato à reeleição Lucas Ribeiro (PP), adversário na disputa, o emedebista também criticou a atual gestão estadual ao mencionar a não convocação de professores aprovados em concursos públicos e defendeu uma administração focada em resultados.

"Governar não é fazer experiência. É aproveitar o que está certo, corrigir o que precisa ser corrigido e melhorar aquilo que já é bom. O poder só faz sentido quando serve para mudar a vida das pessoas", concluiu.

Loading...

Além de homologar a candidatura de Cícero Lucena ao Governo da Paraíba, a convenção confirmou o empresário Diogo Cunha Lima (PSD) como candidato a vice-governador. A chapa majoritária também será composta pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e pelo deputado estadual André Gadelha (MDB), candidatos ao Senado Federal.

Por Patos Online