Locais Bispo Dom Eraldo
Bispo Dom Eraldo alerta pais sobre o excesso de cobrança e a superproteção na criação dos filhos: “Eduque o filho para ganhar e perder”
Durante homilia na Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos, neste domingo (9), religioso defendeu uma educação que prepare crianças e adolescentes para enfrentar frustrações, responsabilidades e desafios da vida.
10/08/2026 07h00
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução/@nsdaguiapatos

Durante a homilia da missa celebrada neste domingo (9), na Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos, o bispo Dom Eraldo fez uma reflexão sobre a criação dos filhos e alertou para os efeitos do excesso de cobrança e da superproteção. Segundo ele, os pais precisam preparar os filhos para enfrentar as dificuldades da vida, e não tentar evitar todas as situações de frustração.

Dom Eraldo relatou que tem ouvido problemas enfrentados por jovens e adolescentes relacionados à pressão familiar por desempenho escolar. Ele destacou que exigir que os filhos tenham sempre as melhores notas ou sigam profissões consideradas de prestígio pode fazer com que eles se sintam inferiores quando não conseguem alcançar essas expectativas.

O bispo defendeu que os pais incentivem os filhos a estudar e buscar seus objetivos, mas também ensinem que nem sempre os resultados serão imediatos. Para ele, é necessário mostrar que uma dificuldade ou uma nota baixa não representa uma derrota definitiva, mas uma oportunidade para continuar tentando e aprendendo.

Outro ponto destacado foi o excesso de proteção. Dom Eraldo afirmou que crianças e adolescentes precisam desenvolver autonomia e aprender a realizar tarefas compatíveis com sua idade, como cuidar dos próprios pertences e colaborar com as atividades domésticas. Segundo ele, essas responsabilidades ajudam a preparar os jovens para a vida adulta.

O religioso também alertou para a formação de meninos que crescem sem aprender a cuidar de si mesmos e colaborar dentro de casa. Para Dom Eraldo, ensinar os filhos a realizar tarefas domésticas também contribui para que, no futuro, sejam adultos mais responsáveis e não esperem que outras pessoas assumam todas as obrigações por eles.

Ao concluir, Dom Eraldo reforçou que os pais precisam ensinar os filhos tanto a ganhar quanto a perder. “Eduque o filho para a vida, eduque o filho para a luta, eduque o filho para ganhar e perder”, afirmou. Para o bispo, aprender a lidar com derrotas e recomeçar diante das dificuldades é fundamental para formar pessoas mais seguras e preparadas para enfrentar os desafios da vida.

Veja o vídeo abaixo:

Por Patos Online