O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo Filho, estava em Cali, na Colômbia, quando um terremoto de magnitude 7,4 atingiu o país nesta segunda-feira (10). O ministro paraibano participaria de uma programação da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs).
Em vídeos publicados nas redes sociais, Vital do Rêgo relatou o momento do tremor e informou que ele e os integrantes da delegação que o acompanhava estavam bem.
Segundo o ministro, todos deixaram o prédio onde estavam após o início do abalo. “Houve aqui em Cali um terremoto de média a grande proporção, com um susto muito grande, mas graças a Deus estamos todos muito bem, a delegação está inteira”, relatou.
Em uma segunda publicação, Vital informou que o evento do qual participaria foi suspenso em razão dos efeitos provocados pelo terremoto. Ele também relatou que havia expectativa de novas réplicas e que a equipe precisou deixar novamente o prédio.
“Por enquanto, tudo é muita dúvida, agora mesmo saímos novamente do prédio, porque há uma nova expectativa de réplica do terremoto”, afirmou.
A Assembleia da Olacefs reuniria instituições de controle e organismos internacionais para discutir temas como inovação, ação climática, participação cidadã e fiscalização de obras públicas.
Até a última atualização, não havia informações sobre a data de retorno de Vital do Rêgo Filho e da delegação ao Brasil.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto ocorreu em San José del Palmar, no oeste da Colômbia, a uma profundidade de 110 quilômetros. A cidade fica a cerca de 230 quilômetros de Bogotá e aproximadamente 150 quilômetros de Medellín e Cali.
Cerca de uma hora após o tremor principal, uma réplica de magnitude 5,0 foi registrada, com profundidade de 100 quilômetros.
De acordo com o Serviço Geológico da Colômbia, o terremoto foi o mais forte registrado no país na última década.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB