Moradores do Conjunto Eriberto de Freitas Alencar, em Areia de Baraúnas, no Sertão da Paraíba, estão aguardando a ligação de energia elétrica nas residências há mais de 40 dias, segundo relato encaminhado ao Patos Online.
As famílias contempladas pelo conjunto receberam as chaves dos imóveis, mas, de acordo com os moradores, as casas permanecem sem energia elétrica. A situação tem impedido que algumas famílias se mudem para as novas residências e obrigado beneficiários a continuar pagando aluguel.
Uma das moradoras relatou que as instalações elétricas das casas estão aparentemente prontas para receber a ligação. Segundo ela, outras mães que possuem filhos com necessidades especiais também estão enfrentando a mesma situação.
“Fui contemplada com uma casa no Conjunto Eriberto de Freitas Alencar. Há mais de 40 dias recebemos as chaves das residências sem água e sem energia. A energia está no ponto de ligar, mas até agora a Energisa não nos dá uma posição”, relatou.
Ainda segundo a moradora, as famílias têm recebido como resposta que o procedimento estaria dentro do prazo, mas sem uma previsão concreta para a efetivação das ligações.
Documentos apresentados ao Patos Online mostram que o projeto elétrico do loteamento foi aprovado pela Energisa Paraíba em 9 de maio de 2025.
O projeto, de número 05839/25, foi apresentado pela Prefeitura Municipal de Areia de Baraúnas e previa a implantação da infraestrutura elétrica do empreendimento.
No documento de aprovação, a Energisa informa que, após a conclusão das instalações, deveria ser solicitado o comissionamento da rede para que a concessionária realizasse a vistoria. O documento também estabelece prazo de até 30 dias para a realização do comissionamento, contado a partir da solicitação.
Procurada pelo Patos Online, a Energisa informou que realizou uma vistoria no conjunto habitacional e identificou a necessidade de adequações nas instalações elétricas do empreendimento.
Segundo a concessionária, a responsabilidade pelas correções é da construtora responsável pela execução da obra.
Em nota, a Energisa explicou que, após a realização das adequações, será feita uma nova vistoria. Caso as instalações estejam de acordo com as especificações técnicas exigidas, a ligação de energia elétrica será concluída.
NOTA
Sobre a situação reportada no conjunto Eriberto de Freitas Alencar, a Energisa esclarece que realizou uma vistoria no local e identificou a necessidade de adequações nas instalações elétricas do habitacional, cuja responsabilidade é da construtora que realizou a obra. Após as correções, uma nova vistoria será realizada e, caso tenham sido cumpridas as especificações técnicas, a ligação da energia será concluída.
O Patos Online deixa o espaço aberto para a manifestação da construtora responsável pela obra.
Por Patos Online