Política ELEIÇÕES 2026
Campanha eleitoral começa neste domingo com atos nas ruas e propaganda na internet
Candidatos podem realizar carreatas, passeatas e comícios, além de divulgar conteúdo eleitoral no ambiente virtual
16/08/2026 13h00
Por: Higor Oliveira Fonte: Patos Online com MaisPB
Foto: Reprodução

Candidatos e candidatas às Eleições 2026 estão autorizados, a partir deste domingo (16), a iniciar oficialmente a campanha eleitoral. A partir da data, podem ser realizadas atividades como carreatas, passeatas e distribuição de material de campanha, além de propaganda na internet e anúncios pagos na imprensa escrita.

As ações nas ruas podem ocorrer das 8h às 22h e estão permitidas até 3 de outubro, véspera do primeiro turno. Já os comícios podem ser realizados das 8h à meia-noite, até 1º de outubro.

A legislação eleitoral estabelece ainda que as mobilizações devem respeitar uma distância mínima de 200 metros de sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, tribunais, quartéis militares, hospitais, escolas e igrejas.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão terá início em 28 de agosto e poderá ser veiculada até 1º de outubro.

O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro, quando serão escolhidos presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

O segundo turno está previsto para 25 de outubro e será realizado nas disputas para presidente e governador caso nenhum candidato alcance mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, sem considerar votos brancos e nulos.

Por Patos Online
Com informações do MaisPB