Política ELEIÇÕES 2026
Pesquisa Datafolha: Flávio Bolsonaro tem 47% e Lula, 46% no 2º turno; candidatos aparecem empatados com 50% dos votos válidos
Datafolha aponta empate entre Lula e Flávio Bolsonaro com 50% dos votos válidos a três dias do 2º turno
22/10/2026 20h30 Atualizada há 1 hora
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Carlos Moura/Agência Senado e Ricardo Stuckert/PR

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22), a três dias do segundo turno das eleições presidenciais, aponta empate técnico entre o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No levantamento, Flávio aparece com 47% das intenções de voto, enquanto Lula registra 46%. Brancos, nulos e eleitores que não escolheram nenhum candidato somam 5%, e 2% estão indecisos.

Considerando apenas os votos válidos, que excluem os votos brancos, nulos e os indecisos, os dois candidatos aparecem com 50% cada. Esse é o critério utilizado pela Justiça Eleitoral para definir o resultado da votação.

Confira os números da pesquisa

Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 15 de outubro, Flávio manteve 47%, enquanto Lula oscilou de 45% para 46%. O percentual de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto caiu de 6% para 5%.

Diferenças entre os segmentos do eleitorado

O levantamento também identificou diferenças nas intenções de voto conforme características dos entrevistados.

Lula registra vantagem entre eleitores com escolaridade fundamental, com renda familiar de até dois salários mínimos, católicos, moradores da região Nordeste e pessoas autodeclaradas pretas.

Flávio Bolsonaro, por sua vez, apresenta vantagem entre os eleitores evangélicos e na região Sul. A pesquisa também aponta diferenças conforme a distância entre a residência dos eleitores e o local de votação. Esses recortes representam grupos específicos da amostra e devem ser interpretados considerando as margens de erro correspondentes.

Rejeição e decisão de voto

A pesquisa aponta que 46% dos entrevistados afirmam que não votariam em Flávio Bolsonaro, enquanto 45% dizem rejeitar Lula. Outros 3% rejeitam os dois candidatos, e 6% afirmam não rejeitar nenhum deles.

Segundo o Datafolha, 94% dos eleitores ouvidos dizem estar totalmente decididos sobre o voto, enquanto 6% ainda admitem a possibilidade de mudar de escolha.

Em relação à motivação do voto, 81% dos eleitores de Lula afirmam escolhê-lo por considerá-lo o melhor candidato, enquanto 13% dizem votar nele para derrotar Flávio Bolsonaro. Entre os eleitores do candidato do PL, 65% o consideram a melhor opção, e 23% afirmam votar nele para evitar a vitória de Lula.

Aprovação e avaliação do governo Lula

O levantamento também mediu a percepção dos entrevistados sobre o governo federal. A aprovação de Lula chegou a 49%, enquanto a desaprovação ficou em 48%. Outros 2% não souberam responder.

Na avaliação da gestão, 39% classificam o governo como ruim ou péssimo, 36% como ótimo ou bom e 24% como regular. Um percentual de 1% não soube avaliar.

Metodologia

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo e realizada entre os dias 20 e 22 de outubro de 2026. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09709/2026. A margem de erro informada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Por Patos Online
Com informações do g1