Locais SOLIDARIEDADE
Hemonúcleo de Patos supera limite diário de doações após grande mobilização por Matheus Alves; assistente social orienta população a doar ao longo da semana
Unidade já recebeu mais de 60 doadores e orienta que as contribuições sejam distribuídas ao longo da semana para evitar desperdício de bolsas de sangue.
23/10/2026 12h11 Atualizada há 1 hora
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Patos Online

O Hemonúcleo de Patos atingiu o limite diário de doadores de sangue nesta sexta-feira (23), e suspendeu, ao longo da tarde, as novas doações, após uma grande mobilização em apoio a Matheus Alves de Oliveira, filho do jornalista Marcos Oliveira, que está em tratamento no Hospital do Bem, em Patos, no Sertão da Paraíba.

A informação foi repassada por Vânia Batista, assistente social da unidade, que agradeceu a solidariedade da população, mas pediu compreensão diante do número de pessoas que compareceram para doar.

Segundo Vânia, o Hemonúcleo já havia recebido mais de 60 doadores, ultrapassando a capacidade diária de atendimento. Por isso, a equipe não conseguiria acolher novas pessoas nesta sexta-feira.

A assistente social também destacou que as doações não precisam acontecer todas no mesmo dia. Como as bolsas de sangue possuem prazo de validade, concentrar um grande volume de doações em um curto período pode dificultar o aproveitamento de todo o material coletado.

“Essas doações podem ser feitas ao longo da semana, porque as bolsas de sangue têm uma validade. Quando doam tudo de uma vez só, às vezes aquela bolsa acaba vencendo”, explicou.

Campanha continua ao longo da semana

Apesar da suspensão temporária do atendimento a novos doadores nesta sexta-feira, a campanha em apoio a Matheus continua. A orientação é que as pessoas interessadas em contribuir procurem os hemocentros da Paraíba nos próximos dias, distribuindo as doações ao longo da semana.

O pedido contempla doadores de todos os tipos sanguíneos, que podem procurar qualquer hemocentro do estado para realizar a doação.

No momento do atendimento, é fundamental informar que a doação é destinada a Matheus Alves de Oliveira, paciente do Hospital do Bem, em Patos, para que a contribuição seja identificada corretamente. Além disso, solicitar o comprovante no hemocentro e enviar através do número (83) 98116-9967 (Marcos Oliveira).

Vânia agradeceu a mobilização e reforçou que a solidariedade dos doadores é importante, mas precisa ser organizada para garantir o melhor aproveitamento possível do sangue coletado.

O Hemonúcleo de Patos funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30. 

A campanha segue mobilizando familiares, amigos e a população, com o objetivo de contribuir para o tratamento de Matheus.

Em nome da direção, o Portal Patos Online agradece aos voluntários pela mobilização e reforça as orientações repassads pelo Hemonúcleo.

Por Patos Online