A Paraíba possui 34.144 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 que ainda estão cursando o ensino médio, mas não devem concluir essa etapa escolar neste ano. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disponibilizados ao g1.
Esse grupo representa aproximadamente 24% dos 140.745 participantes com inscrição confirmada no estado. Entre eles, 20.156 tiveram direito à gratuidade, enquanto 13.988 pagaram a taxa de inscrição.
O levantamento também aponta que 1.835 candidatos não estão estudando atualmente e ainda não concluíram o ensino médio.
De acordo com o Inep, os participantes estão distribuídos da seguinte forma:
55.405 já concluíram o ensino médio;
49.361 estão cursando a última série e devem concluir os estudos em 2026;
34.144 ainda cursam o ensino médio, mas não vão concluí-lo neste ano;
1.835 não estão estudando e ainda não concluíram o ensino médio.
Entre os participantes, 38.575 são estudantes concluintes da rede pública, colocando a Paraíba na quinta posição do Nordeste em número de inscritos dessa categoria.
O Enem 2026 será realizado nos dias 8 e 15 de novembro, em dois domingos consecutivos.
No primeiro dia, os participantes responderão às questões de Linguagens, Ciências Humanas e produzirão a redação. A duração será de cinco horas e 30 minutos.
Já no segundo domingo, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com duração de cinco horas.
Os portões serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, no horário de Brasília. O início das provas está previsto para as 13h30.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB