Locais Resgate
Após apelo, cadela abandonada em situação crítica no Bairro Santa Cecília é resgatada pelas equipes do Canil Municipal e tem suspeita de Cinomose
Em contato com nossa equipe, Gabriele Mendes, secretária do Bem-Estar Animal, informou que a cadela resgatada apresenta grandes chances de estar com Cinomose, segundo avaliação veterinária.
17/07/2024 19h00 Atualizada há 2 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução

Após o apelo feito ao Patosonline.com na noite de ontem (16) pela jovem Carol Viana, acerca de uma cadela abandonada que foi encontrada em condições críticas na Rua São Bento, bairro Santa Cecília, Zona Sul de Patos, as equipes do Centro de Castração e Recuperação (CCR) do Canil Municipal de Patos fizeram o resgate na manhã de hoje (17).

Em contato com nossa equipe, Gabriele Mendes, secretária do Bem-Estar Animal, informou que a cadela resgatada apresenta grandes chances de estar com Cinomose, segundo avaliação veterinária.

A Cinomose se manifesta através de uma variedade de sintomas, incluindo apatia, perda de apetite, diarreia, vômito, febre, secreções oculares e nasais, convulsões, paralisias, tiques nervosos e falta de coordenação. Nos casos mais graves, a doença pode causar sequelas neurológicas permanentes, fazendo com que os cães afetados fiquem prostrados, percam o equilíbrio, apresentem dificuldade para andar e experimentem convulsões frequentes.

A veterinária responsável pelo caso alertou que a cadela resgatada apresenta diversos desses sintomas, aumentando a suspeita de Cinomose. Gabriele destacou que, infelizmente, não existe um medicamento específico para tratar a doença, sendo o tratamento focado no alívio dos sintomas. 

A secretária relatou um aumento preocupante na incidência de animais aparecendo com sintomas de Cinomose em Patos e reforçou a importância da vacinação dos animais para que possa impedir que haja contaminação.

Por Patos Online