A árbitra patoense Ruthyanna Camila, de 28 anos, que faz parte do quadro da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), foi escalada pela CBF para compor a equipe de arbitragem que comandará o confronto entre Fluminense e Palmeiras, nesta quarta-feira (24), válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A e que será disputado no Maracanã, templo do futebol nacional.
Ruthyanna será a 4ª árbitra da partida, que terá Wilton Pereira Sampaio (FIFA), da federação goiana, como árbitro principal. Bruno Raphael Pires (FIFA), também de Goiás, e Victor Hugo Imazu dos Santos, do Paraná, serão os assistentes. Igor Junio Benevenuto (FIFA) comandará a cabine do VAR.
A partida será realizada às 21h30 e terá transmissão ao vivo pela TV Globo e Premiere.
Nesta temporada, Ruthyanna já fez história ao apitar Fortaleza x América-RN pela Copa do Nordeste. Além desse confronto, ela já comandou quatro jogos do Brasileirão Feminino A1 e uma partida da Série D.
Formada em Educação Física e Medicina Veterinária, Ruthyanna Camila, de 28 anos, é natural de Natal, mas mora em Patos há 12 anos. Ela vem sendo um dos destaques do quadro de árbitros da FPF-PB nas últimas temporadas.
Sua trajetória na arbitragem já é longa e de muitas dificuldades e conquistas. Após se destacar apitando jogos em campeonatos municipais e amadores da região de Patos pela Liga Desportiva Patoense (LDP), Ruthyanna conseguiu ingressar na Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) com o apoio do ex-árbitro Miguel Félix.
Ela foi a primeira mulher a apitar o Clássico dos Maiorais, entre Treze e Campinense, no Campeonato Paraibano de 2022, e desde então vem alçando voos cada vez mais altos.
Em setembro do ano passado, Ruthyanna esteve no Paraguai representando o Brasil no Curso de Jovens Talentos promovido pela CONMEBOL e também realizou uma série de testes físicos, o chamado FIFA Test, conseguindo a aprovação e estando apta para integrar o quadro de árbitros da FIFA em 2024. No entanto, as comissões nacional e internacional de arbitragem não a incluíram na lista oficial divulgada no fim do ano.
Em janeiro deste ano (2024), ela participou de um curso de capacitação para se tornar árbitra de vídeo (VAR) e poder atuar na ferramenta nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Ruthyanna foi a única convidada do quadro da FPF-PB para participar da capacitação.
Por Felipe Vilar - Patos Online