A árbitra patoense Ruthyanna Camila, está no Paraguai representando o Brasil no Curso de Jovens Talentos promovido pela CONMEBOL, que teve início no último dia 05 de setembro e segue até o próximo sábado (09).
O Programa Jovens Talentos é organizado anualmente pela Comissão de Árbitros e a Diretoria de Desenvolvimento da CONMEBOL, e visa desenvolver a arbitragem sul-americana para que os profissionais possam chegar à categoria FIFA.
Cerca de 50 jovens árbitros das dez Associações Membro participam do curso, entre eles, cinco árbitros e dois instrutores brasileiros. Além de Ruthyanna, estão representando o Brasil mais quatro árbitros e dois instrutores, são eles:
Regildenia Moura (Membro da CA/CBF), Maíra Mastela (Árbitra Assistente/RS), Thiaggo Labes (Árbitro Assistente/SC), Thiago Farinha (Árbitro Assistente/RJ), Matheus Candançan (Árbitro/SP), Ruthyanna Camila (Árbitra/PB) e Giulliano Bozzano (Gerente Tecnico CA/CBF)
No primeiro dia do curso, os árbitros realizaram testes físicos no campo da CONMEBOL e tiveram aulas teóricas sobre Vídeo Teste, Controle de Jogo, Faltas Táticas, Disputas, Mãos, Impedimento, entre outros temas.
No último dia 01 de setembro, Ruthyanna Camila, que é do quadro de arbitragem da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), realizou uma série de testes físicos, o chamado FIFA Test, e conseguiu a aprovação, estando apta para integrar o quadro de árbitros da FIFA em 2024.
No entanto, a definição caberá às comissões nacional e internacional de arbitragem, que devem divulgar a lista oficial no fim deste ano.
Ruthyanna Camila tem 28 anos, é natural de Natal, mas mora em Patos há 12 anos. Ela vem sendo um dos destaques do quadro de árbitros da FPF-PB nas últimas temporadas.
Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Com informações da CBF
Mín. 23° Máx. 36°