A Operação Angico, deflagrada na tarde da última quarta-feira (24) na cidade de Aguiar, Vale do Piancó, pela Base Avançada da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO Sertão), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa, segue com diligências em andamento e, na manhã desta sexta-feira (26), mais um dos alvos foi detido.
Em entrevista ao repórter Pabhlo Rhuan, da Rádio Arapuan, o comandante do CPR II, Coronel Douglas, informou que um homem com um mandado de prisão temporária foi encontrado em meio à caatinga e se entregou às autoridades. O indivíduo, que estava foragido desde a deflagração da operação, se entregou no sítio Fortuoso, na zona rural de Aguiar.
O homem informou à polícia que, desde o dia da operação, se encontrava homiziado na mata. No momento da prisão, ele apresentava sinais de esgotamento físico e cansaço, e estava apenas com a roupa do corpo, não portando nenhum pertence. No entanto, de acordo com o comandante, as investigações apontaram que o indivíduo possuía uma arma de fogo, até o momento não localizada.
Ele foi conduzido à Central de Polícia Civil de Patos e apresentou-se na presença de um advogado contratado pela família, conforme o Coronel.
Vídeo: Instagram/Pabhlo Rhuan
Com essa prisão, a operação capturou, até o momento, cinco indivíduos que seriam integrantes de uma organização criminosa sediada na cidade de Aguiar/PB, tendo praticado homicídios, extorsões, formação de milícia privada, dentre outros ilícitos penais na região do Vale do Piancó/PB, que estão sob investigação.
Também na manhã desta sexta-feira (26), equipes da Polícia Federal estiveram na Central de Polícia da cidade de Patos para realizar a transferência dos quatro indivíduos presos anteriormente no âmbito da operação para um presídio federal.
Segundo as primeiras informações do repórter Pabhlo Rhuan, os presos seguiram inicialmente para o Presídio Romero Nóbrega, em Patos, e posteriormente seriam transferidos para Brasília, onde ficariam em um presídio federal. Apenas um deles seria encaminhado ainda hoje para o Distrito Federal.
Todavia, após algumas discussões, concluiu-se que seria necessário realizar uma avaliação visando uma transferência direta para o presídio federal, sem passar pela Penitenciária de Patos. A informação mais recente é de que a transferência poderá ocorrer ainda hoje (26).
Além das prisões na última quarta-feira (24), um veículo utilizado pela organização criminosa, com registro de roubo/furto e que circulava adulterado no momento da abordagem, foi apreendido, bem como armas e uma determinada quantidade de drogas.
A FICCO Sertão é uma força-tarefa composta pela Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba. O objetivo desta força-tarefa é a atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no sertão paraibano.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Com informações de Pabhlo Rhuan