Ainda repercute na cidade de Patos o caso envolvendo um veículo oficial da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) que atropelou e matou uma cadela de rua na manhã deste domingo, dia 28 de julho, no bairro Luar de Angelita, em Patos.
A cadelinha era conhecida na localidade como "Menina" e, apesar de viver nas ruas, vinha sendo alimentada e cuidada por membros da ONG Amparar Animal.
Em contato com a jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, a protetora Yasmim Thuanny, representante da ONG, informou que uma manifestação está sendo organizada para acontecer na tarde de hoje (29), a partir das 16h, na sede da Cagepa em Patos, no bairro Salgadinho, como forma de protesto pela forma como a cadela foi morta.
"A gente está organizando hoje (29) uma manifestação a partir das 16h, em frente à Cagepa. Nós não queremos apenas uma nota de esclarecimento, nós queremos que medidas sejam tomadas. Isso é um crime, a pessoa tem que pagar por isso e a gente também quer conscientizar a população de que isso não pode ficar impune, que isso não pode se tornar um ato de repetição, que as pessoas não podem fazer isso com os animais. Então, a gente quer convidar todos os protetores e simpatizantes da causa. Nós não vamos ficar calados, nós vamos para a mídia e vamos protestar até que a justiça seja feita", disse Yasmim.
Ouça mais detalhes abaixo:
Loading...
Yasmim Thuanny, ONG Amparar Animal - Crédito: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas
Conforme as imagens enviadas ao Patosonline.com, o fato ocorreu por volta das 11h08min, na Rua Marcélio Carreiro de Amorim Medeiros Dias, a avenida principal do referido bairro.
No vídeo, é possível observar que o animal estava deitado na rua, sob a sombra de uma árvore, e outros veículos passaram pelo local desviando do cão. Todavia, um carro da companhia, modelo Chevrolet S10 de cabine simples, passa e atinge em cheio a cabeça do cachorro, seguindo destino logo em seguida, sem prestar socorro.
Em nota, a Cagepa informou que o funcionário que estava dirigindo o veículo foi identificado e que um procedimento administrativo disciplinar foi instaurado para apurar a conduta do funcionário. De acordo com a companhia, até a conclusão do procedimento, o profissional não conduzirá veículos.
Confira a nota na íntegra abaixo:
NOTA
A Cagepa informa que tomou conhecimento neste domingo (28) do caso envolvendo um veículo a serviço da Companhia no atropelamento de um cão no município de Patos.
Nosso setor administrativo identificou o funcionário e já instaurou processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do motorista no caso. Até a conclusão do procedimento o profissional não conduzirá veículos.
A Cagepa reforça que orienta diretrizes sobre direção defensiva para os motoristas que atuam na empresa.
Por fim, destacamos que nossa Companhia preza pelo bem-estar animal, uma vez que tem relação com o cuidado e preservação do meio ambiente.
Patos, 28 de julho de 2024
Gerência Regional das Espinharas