Policial Protesto
Representantes da causa animal realizam protesto na sede da Cagepa em Patos, após morte de cadela; veja vídeo
Diversos representantes e cuidadores se reuniram por volta das 16h para protestar pela morte de uma cadela de rua atropelada por um veículo oficial da empresa no final da manhã de ontem, no Luar de Angelita.
29/07/2024 21h28 Atualizada há 2 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução

Representantes da causa animal se reuniram na tarde desta segunda-feira, dia 29 de julho, em frente à sede da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), no bairro do Salgadinho, para protestar pela morte de uma cadela de rua atropelada por um veículo oficial da empresa no final da manhã de ontem, no Luar de Angelita.

Estiveram presentes a secretária do Bem-Estar Animal, Gabriele Mendes; Sargento Patrian, protetor animal há 18 anos; Rafael Gomes, presidente da ONG Adota Patos; Wytatyana Monteiro, advogada e presidente da comissão dos direitos ambiental e direitos dos animais da OAB; Professor e Biológo Ronaldo; Yonara, cuidadora do Projeto Amparar que estava cuidando da cadela; representes da página Filhos do Luar; além de outros populares. 

Sargento Patrian enfatizou que a manifestação não tinha intenções políticas, mas visava exigir que providências fossem tomadas. "Estamos todos os representantes da causa animal aqui, não é pra fazer politicagem, não é pra tentar intimidar ninguém, a única coisa que queremos aqui é que sejam tomadas as providências. Prestamos o B.O, Rafael pelo outro lado conversando com o delegado para que a gente possa ter um andamento da situação e que o cidadão seja intimado, não fique só no papel, não fique só em uma nota. Acidentes acontecem, mas a maldade não, ela tem que ser representada e apresentada na justiça para que quem cometê-la pague perante a lei", disse Patrian.

Gabriele Mendes comentou sobre a necessidade de uma resposta imediata e concreta: "Ele deve pagar não só juridicamente, que a gente sabe que a justiça demora, será praticamente um ano e não será resolvido, mas que desde já ele comece a pagar."

Wytatyana Monteiro expressou repúdio ao ato: "Estou aqui como representante da OAB para repudiar esse ato, aliás, esse crime que foi praticado contra a cadela Menina."

Rafael Gomes reforçou que o ato não tinha qualquer bandeira política e destacou que a Cagepa já estava ciente da conduta do funcionário envolvido, exigindo uma ação efetiva por parte da empresa.

Veja o vídeo abaixo: 

Sobre o caso

Conforme as imagens enviadas ao Patosonline.com, o fato ocorreu por volta das 11h08min, na Rua Marcélio Carreiro de Amorim Medeiros Dias, a avenida principal do referido bairro.

No vídeo, é possível observar que o animal estava deitado na rua, sob a sombra de uma árvore, e outros veículos passaram pelo local desviando do cão. Todavia, um carro da companhia, modelo Chevrolet S10 de cabine simples, passa e atinge em cheio a cabeça do cachorro, seguindo destino logo em seguida, sem prestar socorro.

 

Em nota, a Cagepa informou que o funcionário que estava dirigindo o veículo foi identificado e que um procedimento administrativo disciplinar foi instaurado para apurar a conduta do funcionário. De acordo com a companhia, até a conclusão do procedimento, o profissional não conduzirá veículos.

Confira a nota na íntegra abaixo:

NOTA

A Cagepa informa que tomou conhecimento neste domingo (28) do caso envolvendo um veículo a serviço da Companhia no atropelamento de um cão no município de Patos.

Nosso setor administrativo identificou o funcionário e já instaurou processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do motorista no caso. Até a conclusão do procedimento o profissional não conduzirá veículos. 

A Cagepa reforça que orienta diretrizes sobre direção defensiva para os motoristas que atuam na empresa. 

Por fim, destacamos que nossa Companhia preza pelo bem-estar animal, uma vez que tem relação com o cuidado e preservação do meio ambiente.

Patos, 28 de julho de 2024
Gerência Regional das Espinharas

Por Patos Online