O padre Antônio Furtado, natural de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão da Paraíba, conhecido por suas opiniões contundentes que frequentemente viralizam nas redes sociais, gerou repercussão mais uma vez ao criticar superstições de fim de ano. Durante uma missa, ele abordou práticas como vestir branco na virada, pular sete ondas e consumir alimentos considerados "de sorte", como lentilha e romã.
Em um vídeo publicado em seu Instagram, o sacerdote comentou de forma irônica sobre as crenças populares. "Quem não tem fé, dia 31 vai estar lá na Praia do Futuro pulando sete ondas para ver se dá certo. Quem não tem fé vai passar a passagem do ano de branco. Nada contra, mas tem gente [que diz]: ‘eu vou usar branco e a peça íntima vermelha para dar sorte no amor'", criticou.
Padre Antônio também desmistificou o uso de alimentos como elementos para atrair prosperidade. "Quanta lentilha você comeu e entra ano e sai ano e não mudou nada! Imagina se um caroço de uva que alguém já chupou vai lhe dar sorte!", disse ele no vídeo, enfatizando que bênçãos e mudanças verdadeiras vêm de Deus, e não de rituais.
Em sua publicação, o padre reforçou a mensagem cristã ao escrever: "Só Jesus nos abençoa!".
Atualmente pároco da Comunidade Católica Shalom, em Fortaleza-CE, Padre Antônio Furtado tem se destacado por suas reflexões religiosas voltadas a fortalecer a fé cristã e questionar práticas que ele considera distantes dos ensinamentos bíblicos. Suas declarações continuam a gerar debates entre fiéis e seguidores, especialmente em períodos como o Réveillon, marcado por rituais e tradições populares.
Na semana passada, ele viralizou nas redes sociais ao criticar a simbologia do Papai Noel no Natal. “Não suporto mais aquele velho”, desabafou.
Furtado reclama que Noel foi transformado em símbolo de dinheiro e de compra e desvirtuou o verdadeiro sentido do Natal, que na crença cristã representa o nascimento de Jesus Cristo.