O padre Antônio Furtado, membro da Comunidade Católica Shalom em Fortaleza, viralizou nas redes sociais ao criticar a simbologia do Papai Noel no Natal. “Não suporto mais aquele velho”, desabafou em sermão publicado nas redes sociais, na última semana.
“Esse ano me deu um abuso desse Papai Noel!”, diz o sacerdote. “Eu não tô mais suportando aquele velho. Não tem nada a ver! Essa sociedade imunda trocou o personagem, tirou de cena o aniversariante e botou um velho de barba branca, com saco das costas”.
Furtado reclama que Noel foi transformado em símbolo de dinheiro e de compra e desvirtuou o verdadeiro sentido do Natal, que na crença cristã representa o nascimento de Jesus Cristo.
Ele ainda criticou os pais que levam os filhos para ver a chegada do Papai Noel em praças ou shoppings, um evento que atrai multidões todos os anos.
“Não! Diga pro seu filho que Natal é o nascimento do filho de Deus! Não leve seu filho à chegada do Papai Noel, pra ele não crescer achando que o Natal é a chegada daquele velho que não tem nada a ver com nada!”, exortou aos fiéis, que riram em alguns momentos da explanação.
Para o padre, o personagem só tem a ver com “desejo de venda” e pediu um resgate da tradição.
“Tiremos nossos olhos daquele velho, e coloquemos numa criança inocente”, destacou. “O Natal é Jesus e ponto final”, completou.
Até a última atualização desta matéria, os comentários da publicação - que já atingiu mais de 1,2 milhão de visualizações e 53 mil compartilhamentos - foram limitados.
Ver essa foto no Instagram
Natural de Bonito de Santa Fé, na Paraíba, mas ordenado no Ceará há 20 anos, padre Antônio é conhecido por missas de Cura e pela disseminação da devoção da Divina Misericórdia e aos Santos Arcanjos.
Iniciou a formação acadêmica na cidade natal, Bonito de Santa Fé, e, aos 13 anos, tornou-se seminarista no Seminário Diocesano Nossa Senhora da Assunção em Cajazeiras (PB).
Graduou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia do Seminário Maior da Arquidiocese de Maceió (AL), em 1987, onde conheceu o fundador da Comunidade Shalom, Moyses Azevedo.
Em 1999, foi para Roma, onde formou-se bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Angelicum. Em 2003, foi ordenado diácono pelo arcebispo emérito Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques. No ano seguinte, foi ordenado padre na Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Fonte: Diário do Nordeste
Mín. 22° Máx. 37°