Policial Investigação
Em Patos: Gestor do Uniplan afirma que medidas estão sendo adotadas contra ex-coordenador após denúncias e garante que a instituição segue regular e operando normalmente
Ele destacou que a própria Uniplan foi a primeira a registrar um boletim de ocorrência na delegacia, em 17 de janeiro, para que fosse iniciada uma investigação mais aprofundada do caso.
03/02/2025 06h00 Atualizada há 43 minutos
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

Após um relato feito ao Patos Online na última semana por uma estudante do Centro Universitário Uniplan, polo Patos, que registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil alegando ter sido vítima de um suposto esquema de estelionato envolvendo um ex-coordenador da instituição, o gestor educacional do grupo, Guillermo Higino, entrou em contato com nossa equipe neste domingo (02) para esclarecer alguns pontos sobre os desdobramentos do caso e as medidas adotadas.

Guillermo confirmou que, de fato, o ex-coordenador da Uniplan Patos está sendo investigado por suspeita de se apropriar de valores pertencentes à instituição, transferindo-os para sua conta pessoal. Ele destacou que a própria Uniplan foi a primeira a registrar um boletim de ocorrência na delegacia, em 17 de janeiro, para que fosse iniciada uma investigação mais aprofundada do caso.

O gestor informou que a equipe administrativa do Centro Universitário tomou conhecimento da conduta do ex-funcionário entre o final de dezembro de 2024 e o início de janeiro de 2025, após ele próprio deixar o cargo que ocupava há vários anos. A instituição passou a receber reclamações de alguns alunos sobre valores pagos diretamente ao ex-coordenador administrativo que não haviam sido devidamente repassados à conta do centro. 

Diante dessa constatação, a instituição identificou a conduta irregular e acionou o setor jurídico para adotar as medidas cabíveis, a fim de que o responsável seja judicialmente responsabilizado. Guillermo enfatizou que nenhum colaborador da empresa tem permissão para receber pagamentos de qualquer natureza.

Além disso, o gestor informou que as pendências relacionadas à demora na entrega dos certificados de conclusão estão sendo solucionadas. Ele esclareceu que, na maioria dos casos, o problema decorre de pendências no fechamento de alguma disciplina.

Guillermo também mencionou que a defesa administrativa já foi apresentada ao Procon Municipal após a recente autuação do órgão, detalhando as providências adotadas para a resolução do problema. Ele frisou que o corpo jurídico da instituição está tomando todas as medidas necessárias em relação às suspeitas de estelionato praticadas pelo ex-funcionário, buscando responsabilizar os envolvidos e reparar os danos causados aos alunos.

Por fim, Guillermo reforçou que a Uniplan é devidamente regularizada pelo Ministério da Educação (MEC) e tem total autorização para atuar como Instituição de Ensino Superior, mantendo suas atividades normalmente. O início do semestre letivo está confirmado para esta segunda-feira, dia 3 de fevereiro.

"Tudo está sendo resolvido, todas as medidas estão sendo tomadas, e a IES (Instituição de Ensino Superior) continua regular e operando normalmente", afirmou.

Por Patos Online