A edição do Diário Oficial do Município desta quinta-feira (03) trouxe a exoneração da servidora pública Eulanda Ferreira da Silva, alvo da segunda fase da Operação Outside, conduzida pelo Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU).
A nova etapa da operação foi deflagrada na manhã de ontem (03) e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão no município de Patos, Sertão da Paraíba, com ordens expedidas pela 14ª Vara da Justiça Federal.
Eulanda, que ocupava o cargo comissionado de Coordenadora de Convênios, lotada na Secretaria Municipal de Administração, foi exonerada horas após a ação policial. Ela é investigada por suposta prática de corrupção ativa, sendo apontada como responsável por favorecer uma empresa privada que executava obras públicas no município.
Loading...
De acordo com a PF, Eulanda teria repassado informações privilegiadas e oferecido tratamento diferenciado à empresa Engelplan, executora da obra da Alça Sudeste e da Avenida Manoel Mota, cujo orçamento ultrapassa os R$ 5 milhões. Em troca, ela teria recebido, de maneira contínua, vantagens econômicas indevidas, pagas pelos administradores da empresa envolvida.
Além de Eulanda, três outras pessoas também são investigadas por corrupção passiva. O MPF apura ainda os crimes de advocacia administrativa (art. 321 CP), corrupção passiva (art. 317 CP) e corrupção ativa (art. 333 CP).
A segunda fase da Operação Outside é um desdobramento da primeira etapa, realizada em setembro de 2024, que investigava fraudes em licitação, sobrepreço e desvio de recursos públicos federais destinados à restauração de vias em Patos.
CLIQUE AQUI e confira íntegra da decisão judicial - Ação Cautelar Penal n. 0800548-77.2025.4.05.8200 (em trâmite na 14a Vara da Justiça Federal).
Loading...
Por Patos Online