Colaboradores da empresa SAILE Serviço de Locação Ltda., que prestava serviços terceirizados à Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, estão denunciando abandono e falta de cumprimento dos direitos trabalhistas após o encerramento do contrato com o Governo do Estado. Segundo relatos, até o momento, a empresa não entrou em contato com os funcionários para tratar sobre o pagamento das verbas rescisórias, exames demissionais ou outros trâmites obrigatórios.
O contrato com a SAILE foi oficialmente encerrado nesta quarta-feira, dia 30 de abril, após publicação no Diário Oficial do Estado da Paraíba no dia 11 de março, que anunciou a contratação da empresa Solverv Serviços LTDA como nova prestadora de serviços na área educacional. A decisão foi tomada após diversas denúncias envolvendo atrasos salariais, descumprimento de obrigações trabalhistas e falta de transparência por parte da antiga contratada.
Em um comunicado enviado por mensagem há cerca de um mês, a SAILE informou que todos os colaboradores estariam em aviso prévio a partir de 1º de abril, com encerramento definitivo no dia 30. A nota também mencionava que a empresa “posteriormente entraria em contato” para encaminhar os exames demissionais e realizar o alinhamento das verbas rescisórias.
Entretanto, segundo os trabalhadores, essa promessa não foi cumprida. “A empresa SAILE não entrou em contato com ninguém de nós até agora. Queremos nossos direitos. Trabalhamos e temos família para sustentar”, relatou um dos colaboradores em denúncia enviada ao Patos Online.
O caso levanta preocupações sobre a responsabilidade trabalhista da empresa e o acompanhamento do poder público na transição entre contratos. Os colaboradores esperam agora que medidas sejam tomadas para garantir o pagamento dos seus direitos, incluindo férias proporcionais, 13º salário, FGTS, entre outros benefícios previstos pela CLT.
A reportagem deixa o espaço aberto caso a empresa SAILE queira se pronunciar em relação ao caso. E-mail: falecom@patosonline.com.
Por Patos Online