Policial Investigação
Delegado detalha acidente aéreo que vitimou empresário Obed Matias em Serra Grande; ANAC fará perícia neste domingo (4)
Ilamilto afirmou ainda que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi acionada e enviará uma equipe técnica à cidade ainda neste sábado, com os trabalhos de investigação de campo sendo iniciados neste domingo (4).
03/05/2025 18h30 Atualizada há 10 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: reprodução

O delegado seccional de Itaporanga, Ilamilto Simplício, divulgou detalhes sobre o trágico acidente com uma aeronave de pequeno porte ocorrido na manhã deste sábado (3), no município de Serra Grande, Sertão da Paraíba, que vitimou fatalmente o empresário Obed Pereira Matias, de 42 anos, natural de Piancó.

Segundo o delegado, a Polícia Científica realizou perícia no local do acidente, e o corpo foi encaminhado ao Instituto de Polícia Científica (IPC) para a realização da necropsia. Ilamilto afirmou ainda que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi acionada e enviará uma equipe técnica à cidade ainda neste sábado, com os trabalhos de investigação de campo sendo iniciados neste domingo (4).

Aeronave era regularizada, confirma ANAC

A ANAC confirmou à Polícia Civil que o ultraleve, modelo trike delta, estava regularizado e com registro ativo. A equipe técnica da agência deverá analisar se o acidente decorreu de falha mecânica da aeronave ou de uma falha humana por parte do piloto.

“Agora é aguardar a perícia da ANAC para saber realmente o que aconteceu, se foi falha na aeronave ou se foi falha humana”, declarou o delegado Ilamilto.

Ouça abaixo a fala do delegado Ilamilto Simplicio, da 17ª Delegacia Seccional:

Loading...


Delegado Ilamilto Simplicio

 

Obed seguia para evento turístico

Obed pilotava sua aeronave rumo ao evento “Sertão Turístico”, que ocorria em Serra Grande, acompanhado do esposo de sua sobrinha, Damião Aderlan Bento, de 28 anos, natural de Igaracy, que sobreviveu ao impacto e foi socorrido para o Hospital Distrital de Itaporanga, sem risco de morte. Ele sofreu múltiplas fraturas. 

Foto: Reprodução/Beto Silva

 

Pouco antes da queda, o empresário havia feito uma transmissão ao vivo nas redes sociais, registrando os preparativos da viagem e escreveu:

“Logo mais em Serra Grande, se assim Deus permitir.”

A aeronave caiu em uma região de mata fechada nas imediações do destino, pouco antes do pouso.

O prefeito de Serra Grande, Vicente Neto, que já havia voado com Obed anteriormente, emitiu uma nota de pesar lamentando profundamente o ocorrido e prestando solidariedade à família e apoio às equipes de resgate.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por SerTão Turístico | Serra Grande-PB (@sertaoturistico)

Triste coincidência: segunda morte recente envolvendo piancoenses e aeronaves

O caso repercutiu ainda mais em virtude de sua semelhança com outra tragédia ocorrida recentemente, envolvendo o caminhoneiro Geraldo Francisco da Silva, de 42 anos, também residente em Piancó. No último dia 21 de abril, Geraldo morreu durante uma aula de voo em um girocóptero, na praia de Areias Alvas, entre os municípios de Grossos e Tibau, no Rio Grande do Norte. O instrutor, Flávius Neves, também faleceu.

Obed, inclusive, lamentou publicamente a perda dos colegas em suas redes sociais no dia seguinte ao acidente:

“Vouzinho de ontem, ao pousar recebi a péssima notícia da partida desses dois amigos Geraldo Francisco e Flávius Neves. Que Deus conforte todos os amigos e familiares”, escreveu.

Obed era conhecido por sua atuação nos setores de internet e telefonia celular em Piancó e região. Recentemente, havia realizado o sonho de adquirir sua aeronave particular e construir um campo de pouso em sua cidade natal. Nos últimos meses, ele vinha realizando aulas de instrução para se aprimorar como piloto.

As investigações sobre o acidente seguem em andamento, e os laudos oficiais da ANAC e do IPC deverão fornecer informações mais precisas sobre as circunstâncias da queda.

Por Patos Online