A médica pediatra Dra. Noadja Andrade, do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, atualizou nesta segunda-feira (14) o estado de saúde da bebê de 1 ano e 7 meses, baleada na cabeça pelo próprio pai durante um episódio de extrema violência no município de Itaporanga, Sertão paraibano, no último dia 29 de junho. Segundo a profissional, a criança foi desentubada, respira normalmente e apresenta um quadro de saúde que surpreendeu toda a equipe médica.
“Há alguns dias foi retirada a intubação. Ela hoje respira em ambiente, se alimenta por via oral, chora, sorri e apresenta movimentos motores normais. Pela evolução, parece que ela não vai apresentar sequela. Isso, para nós, médicos e para a família, é um milagre”, afirmou a médica.
Dra. Noadja destacou ainda a gravidade do ferimento: “Como explicar uma criança que recebe um tiro que transfixou da testa por todo o cérebro, saindo pela parte posterior, e hoje apresenta resultado de uma criança normal? Só pode ser um milagre. Até aqui na UTI ela é chamada de ‘milagre de Jesus’”.
Apesar da evolução positiva, a bebê seguirá em observação intensiva. Ela está internada na UTI Pediátrica há 16 dias. “Não temos ainda previsão exata de alta da UTI, mas ela deve permanecer em cuidados intensivos por mais 3 a 4 dias, sendo depois transferida para a enfermaria e, em seguida, liberada para casa com as devidas orientações”, informou.
A criança foi vítima de uma tentativa de homicídio praticada pelo próprio pai, Elson Félix de Souza, de 35 anos, conhecido como “Chaveirinho”. No mesmo episódio, ocorrido no bairro Chagas Soares, em Itaporanga, Cláudia Kell de Oliveira Miguel, mãe da criança, foi assassinada com três tiros na cabeça.
Após o crime, Elson fugiu e ficou foragido por dois dias. Ele foi capturado pela Polícia Militar no dia 1º de julho, escondido em uma área de mata no Sítio Pau Brasil, na zona rural do município. Em depoimento, confessou o feminicídio e afirmou que o disparo que atingiu a filha foi acidental.
Por Felipe Vilar - Patos Online