Política Início das obras
Obras da Alça Norte, que vai interligar a BR-361 à BR-230, em Patos, devem começar até o fim do ano, anuncia prefeito Nabor Wanderley
O comunicado foi feito através das redes sociais, após audiência em Brasília com o ministro dos Transportes, Renan Filho, onde o gestor esteve acompanhado do deputado federal e presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos).
27/08/2025 06h00 Atualizada há 27 minutos
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Alça Sudeste, em Patos (Foto: Reprodução)

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), anunciou nesta terça-feira (26) que a construção da Alça Norte da cidade deverá ser iniciada até o final deste ano. O comunicado foi feito através das redes sociais, após audiência em Brasília com o ministro dos Transportes, Renan Filho, onde o gestor esteve acompanhado do deputado federal e presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos).

A nova estrutura viária irá interligar a BR-361 à BR-230, nos setores Norte e Oeste do município, com o objetivo de desafogar o trânsito e promover o desenvolvimento urbano da Capital do Sertão. “Essa é uma obra importantíssima de mobilidade urbana, que além de facilitar a circulação vai ampliar o crescimento da nossa cidade. O ministro nos garantiu que até o fim do ano o DNIT dará início à execução”, afirmou Nabor.

Veja o anúncio abaixo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Nabor Wanderley (@naborwanderley)

O projeto da Alça Norte foi viabilizado por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em agosto de 2023, após articulação do deputado Hugo Motta. O orçamento inicial é estimado em R$ 6 milhões.

Em novembro do ano passado, o chefe da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Rubeval Isidro, já havia informado ao Patos Online que os projetos básico e executivo estavam em andamento, com definição do traçado da obra.

Atualmente, Patos já conta com a Alça Sudeste, que interliga o tráfego da Zona Sul, principalmente da PB-262, à BR-230 e é considerada, até o momento, a maior obra de mobilidade urbana da cidade. Agora, a Alça Norte surge como complemento estratégico, especialmente diante do crescimento da frota de veículos e da expansão urbana.

A expectativa é de que a nova via contribua significativamente para melhorar o fluxo de trânsito, aumentar a segurança viária e impulsionar o desenvolvimento econômico do município.

Por Felipe Vilar - Patos Online