A cidade de Patos receberá uma importante melhoria em sua infraestrutura de mobilidade urbana com a construção de uma nova alça viária no setor Oeste. Nesta quarta-feira (13), o Patosonline.com entrou em contato com Rubeval Isidro, chefe da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na cidade de Patos, que revelou que os projetos básico e executivo da obra estão em fase de execução.
A nova alça visa interligar a BR-361, na saída para o Vale do Piancó, à BR-230, próximo ao Parque Cruz da Menina. Segundo Rubeval, a empresa encarregada da construção está atualmente definindo o traçado exato da alça, que tem como principal objetivo aliviar o tráfego intenso de veículos que atualmente cruza o centro da cidade, melhorando a circulação na região.
Rubeval esclareceu que, embora máquinas tenham sido vistas realizando serviços ao longo dos últimos dias no trecho da BR-361, próximo ao Conjunto Itatiunga, isso não marca o início das obras da Alça Oeste. Trata-se apenas de intervenções para melhorar o acesso ao condomínio Várzea da Jurema.
A obra foi viabilizada por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em agosto de 2023, e foi pleiteada pelo deputado federal Hugo Motta (Republicanos). Com um orçamento estimado inicialmente em R$ 6 milhões, a alça viária deverá atender ao aumento constante de veículos e ao desenvolvimento urbano que a cidade vem experimentando nos últimos anos.
Patos conta, atualmente, com uma alça viária no setor Sudeste, que desvia o tráfego da Zona Sul advindo principalmente da PB-262, conectando-a diretamente à BR-230. A Alça Sudeste é considerada, até então, a maior obra de mobilidade urbana da Capital do Sertão. A nova estrutura no setor Oeste vem para complementar essa rota, aliviando ainda mais o fluxo de veículos e promovendo uma circulação mais eficiente para moradores e visitantes.
A expectativa dos responsáveis é de que o projeto traga grandes benefícios para a mobilidade e segurança no trânsito local, contribuindo para o desenvolvimento urbano e econômico de Patos.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Mín. 23° Máx. 37°