
A cidade de Patos receberá uma importante melhoria em sua infraestrutura de mobilidade urbana com a construção de uma nova alça viária no setor Oeste. Nesta quarta-feira (13), o Patosonline.com entrou em contato com Rubeval Isidro, chefe da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na cidade de Patos, que revelou que os projetos básico e executivo da obra estão em fase de execução.
A nova alça visa interligar a BR-361, na saída para o Vale do Piancó, à BR-230, próximo ao Parque Cruz da Menina. Segundo Rubeval, a empresa encarregada da construção está atualmente definindo o traçado exato da alça, que tem como principal objetivo aliviar o tráfego intenso de veículos que atualmente cruza o centro da cidade, melhorando a circulação na região.
Rubeval esclareceu que, embora máquinas tenham sido vistas realizando serviços ao longo dos últimos dias no trecho da BR-361, próximo ao Conjunto Itatiunga, isso não marca o início das obras da Alça Oeste. Trata-se apenas de intervenções para melhorar o acesso ao condomínio Várzea da Jurema.
A obra foi viabilizada por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em agosto de 2023, e foi pleiteada pelo deputado federal Hugo Motta (Republicanos). Com um orçamento estimado inicialmente em R$ 6 milhões, a alça viária deverá atender ao aumento constante de veículos e ao desenvolvimento urbano que a cidade vem experimentando nos últimos anos.
Patos conta, atualmente, com uma alça viária no setor Sudeste, que desvia o tráfego da Zona Sul advindo principalmente da PB-262, conectando-a diretamente à BR-230. A Alça Sudeste é considerada, até então, a maior obra de mobilidade urbana da Capital do Sertão. A nova estrutura no setor Oeste vem para complementar essa rota, aliviando ainda mais o fluxo de veículos e promovendo uma circulação mais eficiente para moradores e visitantes.
A expectativa dos responsáveis é de que o projeto traga grandes benefícios para a mobilidade e segurança no trânsito local, contribuindo para o desenvolvimento urbano e econômico de Patos.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos Mín. 23° Máx. 37°