Policial Incêndio criminoso
Incêndio na Serra do Cruzeiro, em São José do Bonfim, volta a ganhar força e Bombeiros enfrentam dificuldades no combate
O fogo, que havia sido parcialmente controlado no domingo, voltou a se intensificar nesta segunda-feira (15), exigindo reforço das equipes do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM).
15/09/2025 19h30 Atualizada há 33 minutos
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Fotos: Divulgação/4º BBM

Um incêndio florestal de grandes proporções atinge, desde a tarde do último sábado (13), a região da Serra do Cruzeiro, localizada entre os municípios de São José do Bonfim e Mãe d’Água, no Sertão paraibano. O fogo, que havia sido parcialmente controlado no domingo, voltou a se intensificar nesta segunda-feira (15), exigindo reforço das equipes do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM).

Em vídeo enviado ao Patos Online, o comandante do 4º BBM, Tenente-Coronel Danilo Galvão, explicou que as condições climáticas e o terreno dificultam a operação.

“Ontem pela manhã conseguimos controlar boa parte das chamas, mas infelizmente hoje o fogo retornou com ainda mais força. Existe muito vento no local, o calor está elevado e, além disso, há indícios de ação criminosa, já que encontramos focos bastante distantes uns dos outros, o que indica incêndios provocados pelo ser humano”, afirmou.

Segundo o comandante, o relevo da região é íngreme e de difícil acesso, impossibilitando a chegada de viaturas até os pontos mais críticos. “Até para o deslocamento das guarnições a pé há obstáculos. Estamos abrindo picadas na mata para conseguir alcançar o fogo. Na parte de trás da serra também existem focos ativos e isso aumenta o desafio”, destacou.

Loading...

Apesar do empenho dos militares, o incêndio segue em expansão e deve demandar ainda muitos esforços para ser controlado. O Corpo de Bombeiros reforça que ações criminosas agravam o problema, colocando em risco a vegetação nativa, a fauna e a segurança da população.

Por Felipe Vilar - Patos Online