
Um incêndio de grandes proporções atingiu, no último sábado (13), a região da Serra do Cruzeiro, no município de São José do Bonfim, Sertão da Paraíba. As chamas se espalharam por uma área de difícil acesso, o que tornou o trabalho do Corpo de Bombeiros ainda mais desafiador.
De acordo com o comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente-coronel Danilo Galvão, quando as equipes chegaram ao local o fogo já estava bastante avançado, em uma área de serra sem acesso para viaturas. “O único caminho existente é o que leva até o cruzeiro, mas as chamas estavam afastadas dessa região no sábado à tarde, o que dificultou a aproximação para o combate”, explicou.
Os bombeiros conseguiram controlar parte do incêndio no domingo pela manhã, restando apenas pequenos focos. No entanto, por volta do fim da manhã, as chamas voltaram com intensidade em diferentes pontos, o que levantou a suspeita de incêndio criminoso. “Quando o fogo reaparece em áreas distantes umas das outras, geralmente indica ação intencional. Infelizmente, há sinais de que alguém colocou fogo de propósito”, afirmou o comandante.
A área atingida é formada por mata nativa, incluindo trechos de preservação ambiental. Além da vegetação seca típica deste período do ano, os ventos contribuíram para a propagação das chamas. Segundo o tenente-coronel, parte do fogo deve se extinguir naturalmente ao atingir estradas e áreas descampadas, mas ainda há focos ativos em regiões de mata fechada.
O combate exige grande esforço físico da tropa, já que todo o material e a água precisam ser transportados manualmente até os pontos de incêndio. “Nossos homens levam os equipamentos nas costas, abrindo caminho pela mata para conseguir chegar às áreas afetadas. É um trabalho pesado, agravado pela falta de acesso para viaturas”, ressaltou Galvão.
O comandante destacou que incêndios florestais são comuns nessa região nos meses de setembro a novembro, período de clima mais seco. Ainda assim, a suspeita de fogo criminoso preocupa. “Muitas vezes, quando estamos finalizando o combate, novos focos começam em outros pontos. Vamos intensificar o trabalho com reforço de efetivo e viaturas para tentar conter o fogo o mais rápido possível”, concluiu.
Ouça mais detalhes abaixo:
Por Felipe Vilar - Patos Online
Curso de Formação 3º BPM dá início às aulas de nova turma do Curso de Formação de Soldados em Patos
Corpo encontrado Dois corpos desmembrados são encontrados em área de mata, em João Pessoa
Moto recuperada Motocicleta com restrição de roubo é recuperada pela PM durante policiamento em São José do Sabugi
SEGURANÇA Major Carneiro fala sobre esquema especial de segurança para final da Libertadores em Patos
Tráfico de drogas Polícia apreende armas e grande quantidade de drogas em operação no município de São Mamede
Prisão Amante do autor do feminicídio da policial penal Edivânia Vieira é presa pela DHE de Patos, suspeita de envolvimento no crime
Prisão Polícia Civil prende mulher suspeita de tráfico em Coremas após descumprimento de prisão domiciliar
Prisão Assaltante de banco especializado em arrombamento de cofres, que participou de assalto a farmácia em Patos, é preso em Fortaleza após ação integrada da Polícia Civil
Rota alternativa PRF divulga rotas alternativas após restrições de tráfego na BR-361 para obras emergenciais em ponte sobre o Rio Piancó Mín. 23° Máx. 36°