Policial Proposta
Professor Ronaldo Leite apresenta proposta de lei para ampliar a acessibilidade de pessoas surdas em autoescolas de Patos
Ronaldo Leite anunciou que buscará, junto à vereadora Nadir Rodrigues, a elaboração de um projeto de lei municipal que obrigue os centros de formação de condutores a manter profissionais capacitados para atender esse público.
28/09/2025 08h00 Atualizada há 1 dia
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Divulgação

O professor e biólogo Ronaldo Leite usou as redes sociais, durante a celebração do Dia Nacional do Surdo, nesta sexta-feira (26), para reforçar uma denuncia de casos de preconceito contra pessoas surdas que tentam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Patos, no Sertão da Paraíba.

Segundo ele, duas pessoas surdas relataram dificuldades e desrespeito por parte de autoescolas da cidade, que, de acordo com os depoimentos, não estavam preparadas para atender candidatos com deficiência auditiva.

Loading...

Diante da situação, Ronaldo Leite anunciou que buscará, junto à vereadora Nadir Rodrigues, a elaboração de um projeto de lei municipal que obrigue os centros de formação de condutores a manter profissionais capacitados para atender esse público.

“As pessoas precisam abandonar a ideia de que o surdo é incapaz de tirar a CNH ou de realizar qualquer outra atividade. Ser surdo não é um retrocesso nem uma doença, mas apenas uma maneira diferente de ser humano”, afirmou.

O professor também agradeceu à educadora Jéssica Girlaine, responsável por compartilhar os relatos que revelaram os obstáculos enfrentados pelas pessoas surdas em Patos.

A iniciativa busca garantir inclusão, acessibilidade e respeito aos direitos da comunidade surda, reforçando que a legislação brasileira já assegura igualdade de condições para a obtenção da CNH por pessoas com deficiência auditiva.

Por Patos Online