
Um vídeo publicado na noite desta terça-feira (23) pela professora Jéssica Leal trouxe à tona uma denúncia sobre a falta de acessibilidade para pessoas surdas em autoescolas da cidade de Patos, no Sertão da Paraíba.
Segundo Jéssica, candidatos surdos têm procurado Centros de Formação de Condutores no município e recebido como resposta que não há intérpretes de Libras disponíveis. Em alguns casos, foram orientados a buscar atendimento em João Pessoa, a mais de 300 km de distância.
“Os surdos têm sido cerceados do seu direito de ter acesso a uma carteira de habilitação. Eles chegam nas autoescolas e dizem que não podem, que é para procurar em João Pessoa. Isso é um absurdo. Eles são cidadãos daqui e têm o direito de tirar sua carteira aqui”, afirmou Jéssica no vídeo.
Durante a gravação, um jovem surdo, Bruno, relatou que tentou se matricular em uma autoescola de Patos, mas foi informado de que não haveria condições de atendê-lo. Ele destacou que a legislação brasileira assegura acessibilidade em Libras, citando a Lei nº 10.436/2002 e o Decreto nº 5.626/2005, que garantem a presença de intérprete em situações de ensino e aprendizagem.
A denúncia recebeu apoio da professora da UFCG – Campus Cajazeiras, que também é intérprete de Libras e integra a comunidade surda local. Ela afirmou que a queixa não é isolada e reflete uma realidade recorrente na cidade:
“Não apenas esses jovens que procuraram ajuda, mas vários outros já relataram o mesmo problema. Muitos estão em situação irregular no trânsito porque não conseguem obter a CNH em Patos. Isso os obriga a viver sob constante risco de serem parados em blitz e ainda enfrentam constrangimentos diários por falta de acessibilidade”, explicou.
O caso reacendeu a discussão sobre inclusão e o cumprimento das leis que garantem igualdade de condições para pessoas com deficiência. A comunidade surda e apoiadores pedem providências do Ministério Público da Paraíba, bem como maior compromisso das autoescolas locais com a oferta de acessibilidade.
No dia 15 de março de 2023, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou o Projeto de Lei 2.634/2021, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997) para autorizar pessoas surdas ou com deficiência auditiva a obterem a carteira de habilitação em todas as categorias, inclusive C, D e E, que permitem conduzir caminhões, ônibus e veículos de carga.
Por Patos Online
IF Sertão SINASEFE critica forma de criação do IF Sertão Paraibano, alega falta de diálogo com a comunidade acadêmica e pede suspensão do projeto de lei
Balanço Hospital Regional de Patos registra 267 atendimentos e 22 cirurgias no fim de semana
Denúncia Moradora da zona rural de Patos denuncia demora no abastecimento de água por carro-pipa da prefeitura
Emocionante Pais do Colégio Ágape promovem ação solidária e presenteiam porteiro com moto, em Patos
Falta de água Moradores denunciam falta de água há mais de uma semana no bairro dos Estados, em Patos; Cagepa se pronuncia
Nova cirurgia Jornalista Marcos Oliveira será submetido a novo procedimento cirúrgico em Campina Grande
Carnaval 2026 Prefeitura de Patos e Liga dos Blocos anunciam programação do Carnaval de Patos 2026. Confira!
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Campanha solidária Família de garoto patoense de 12 anos com leucemia pede ajuda para garantir tratamento adequado Mín. 22° Máx. 37°