O vereador Decilanio Cândido da Silva, conhecido como Décio Motos (Republicanos), protocolou, na manhã desta quinta-feira (2), um pedido de licença de 120 dias, sem remuneração, para tratar de assuntos particulares. O documento foi apresentado à presidência da Câmara Municipal de Patos com base no Regimento Interno da Casa e na Lei Orgânica do Município, que preveem esse tipo de afastamento por até quatro meses em cada sessão legislativa.
Com a saída temporária de Décio Motos, a vaga será ocupada pela médica Perla Gadelha, segunda suplente do Republicanos, que obteve 949 votos nas eleições de 2024.
Essa movimentação segue a lógica de rodízio político que o Republicanos tem adotado na atual legislatura. O partido já havia possibilitado a entrada do primeiro suplente Galeguinho da Van, quando o vereador Sales Júnior assumiu a Chefia de Gabinete da Prefeitura. O terceiro suplente, Ferré Maxixe, atualmente exerce cargo na administração municipal, o que abriu caminho para que Perla aguardasse sua oportunidade de assumir a vereança.
Este é o quarto afastamento de um parlamentar nesta legislatura que resulta na posse de suplentes. Antes, o vereador Willami Lucena (PSB) deixou a Câmara para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura, dando espaço à suplente Nega Fofa. Já nesta quinta-feira, o segundo suplente do PSB, Samuel Lima, também assume uma cadeira no lugar do vereador Marco César, nomeado secretário de Articulação Política.
Atualmente, a base do prefeito Nabor Wanderley conta com 8 vereadores pelo Republicanos, número que deve subir para 9 com a oficialização do ingresso do líder do governo, vereador Maikon Minervino, na legenda. O PSB, por sua vez, mantém 3 parlamentares na Casa Juvenal Lúcio de Sousa.
Por Patos Online
Com informações do Portal 40 Graus