Saúde Metanol
Paraíba confirma primeira morte por suspeita de intoxicação por bebida alcoólica adulterada
A vítima foi identificada como Francisco Rariel Dantas da Silva, de 32 anos, natural de Baraúna, que faleceu às 15h45 no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.
04/10/2025 17h28 Atualizada há 2 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução/Blog do Márcio Rangel

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) confirmou neste sábado (4) a primeira morte no estado em decorrência de suspeita de intoxicação por bebida alcoólica adulterada. A vítima foi identificada como Francisco Rariel Dantas da Silva, de 32 anos, natural de Baraúna, que faleceu às 15h45 no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Francisco havia dado entrada no Hospital Regional de Picuí, na sexta-feira (3), apresentando quadro clínico grave e sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. Após atendimento inicial, ele foi transferido para Campina Grande na tarde deste sábado (3), onde recebeu suporte intensivo e uso de antídoto específico, mas não resistiu às complicações.

Investigações em andamento

A SES-PB informou que a Polícia Civil e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) já estão em Baraúna para investigar a procedência da bebida ingerida pela vítima e adotar medidas de controle sanitário.

Além disso, a pasta instituiu um Grupo de Trabalho Interdisciplinar para fortalecer ações de fiscalização e monitoramento, envolvendo Agevisa, Procon Estadual, Polícia Civil, Instituto de Polícia Científica (IPC), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOX-JP).

Cenário nacional

De acordo com dados do Ministério da Saúde, já são 127 notificações de intoxicação por metanol no Brasil, distribuídas em estados como São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul. Ao todo, 11 casos foram confirmados em laboratório e, até este sábado, duas mortes estavam confirmadas em São Paulo.

Durante coletiva em Teresina (PI), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra emergencial de antídotos para o tratamento de pessoas intoxicadas pela substância.

Riscos do metanol

O metanol é um álcool usado em solventes e produtos químicos, altamente tóxico quando ingerido. No organismo, ele pode causar danos graves ao fígado, sistema nervoso central e nervo óptico, resultando em cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência respiratória e renal.

A SES-PB reforça a orientação para que a população não consuma bebidas de procedência duvidosa e procure atendimento médico imediato em caso de sintomas como náusea, vômito, dor abdominal, alterações visuais ou desorientação.

Por Patos Online