Sábado, 04 de Outubro de 2025
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Prime Veiculos
Banner Hmais Onco
Saúde Intoxicação

Paraíba registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol; paciente será transferido para Campina Grande

O paciente é um homem de 32 anos, natural do município de Baraúna, que deu entrada no Hospital Regional de Picuí por volta das 10h, apresentando sintomas compatíveis com a ingestão da substância após relatar consumo de bebida alcoólica nos últimos três dias.

04/10/2025 às 13h30 Atualizada em 04/10/2025 às 16h17
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, neste sábado (4), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol na Paraíba. O paciente é um homem de 32 anos, natural do município de Baraúna, que deu entrada no Hospital Regional de Picuí por volta das 10h, apresentando sintomas compatíveis com a ingestão da substância após relatar consumo de bebida alcoólica nos últimos três dias.

Continua após a publicidade
Banner NordSol

De acordo com a SES, o paciente foi imediatamente internado na UTI da unidade hospitalar em Picuí e será transferido ainda neste sábado para a UTI do Hospital de Trauma de Campina Grande, onde receberá assistência especializada.

O secretário estadual de Saúde, Ari Reis, afirmou que todo o sistema de saúde está em alerta:

“Esse paciente foi diretamente encaminhado para a unidade de terapia intensiva do Hospital Regional de Picuí e, em cerca de uma hora, será transferido para Campina Grande. É o primeiro caso suspeito na Paraíba, mas quero assegurar à população que toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde está mobilizada para acompanhar de perto a situação”, destacou.

Continua após a publicidade
Banner Nilo Shineray
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

A SES reforçou ainda um alerta à população para que não consuma bebidas alcoólicas de procedência duvidosa. Em caso de sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, alterações visuais ou desorientação, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente.

Confira a nota na íntegra:

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o paciente do sexo masculino, de 32 anos, deu entrada no Hospital Regional de Picuí às 10h, com suspeita de ingestão de bebida alcoólica adulterada. O paciente foi atendido pela equipe local, encaminhado à UTI da unidade e, conforme avaliação clínica, será transferido até as 13h para a UTI do Hospital de Trauma de Campina Grande para assistência especializada.

O caso já foi notificado aos serviços de referência. A Secretaria orienta a população a não consumir bebidas de procedência duvidosa e, em caso de sintomas (náusea, vômito, dor abdominal, alteração visual ou desorientação), procurar atendimento médico imediatamente.

João Pessoa, 04 de outubro de 2025 

Contexto nacional

O caso da Paraíba ocorre em meio a um cenário preocupante em nível nacional. Segundo o Ministério da Saúde, até esta sexta-feira (3), foram registradas 127 notificações de intoxicação suspeita por metanol no Brasil, distribuídas entre os estados de São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul. Desse total, 11 casos foram confirmados e 12 óbitos foram notificados, sendo um já confirmado em São Paulo e outros 11 em investigação.

A principal linha de investigação da Polícia Civil é que fábricas clandestinas estariam usando metanol para higienizar garrafas falsificadas antes de envasá-las. A substância, que não está disponível legalmente no Brasil, teria entrado ilegalmente no país e sido aplicada em recipientes reutilizados.

Em anúncio feito neste sábado (4), o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou que fechou a compra de 2.500 de fomepizol, medicamento usado para o tratamento de quem ingeriu metanol. Além disso, serão entregues mais 12 mil ampolas de etanol farmacêutico na semana que vem.

O metanol é uma substância de uso industrial, presente em solventes e produtos químicos, e não deve ser consumido por humanos. Quando ingerido, o fígado o transforma em compostos tóxicos que podem afetar o sistema nervoso central, a medula e o nervo óptico, podendo causar cegueira, insuficiência renal, coma e até morte.

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 35°

Dom 36°C 21°C
Seg 36°C 21°C
Ter 36°C 21°C
Qua 34°C 22°C
Qui 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras