A edição do Diário Oficial do Município de Patos desta quinta-feira (27) trouxe importantes mudanças promovidas pelo prefeito Nabor Wanderley na estrutura da Secretaria Executiva de Relações Institucionais, com reflexos diretos na composição da Câmara Municipal.
De acordo com a publicação, a vereadora Marilúcia de Lira Souza, mais conhecida como Lúcia de Chica Motta (Republicanos), foi nomeada como nova secretária executiva da pasta, vinculada à Secretaria Municipal de Articulação Política, que tem como titular Marco César. Com a nomeação, ela se afasta temporariamente do Legislativo.
O então secretário da pasta, Sávio Salvador, passa a ocupar o cargo de secretário adjunto de Cultura, Turismo e Esporte, com lotação na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes. A mudança também foi oficializada na mesma edição do Diário Oficial.
Com a saída de Lúcia Motta da Câmara, quem assume uma cadeira na Casa Juvenal Lúcio de Sousa é a médica Perla Gadelha, segunda suplente do Republicanos, que obteve 949 votos nas eleições de 2024. A posse deve ocorrer ainda na sessão ordinária desta quinta-feira, às 18h.
A movimentação faz parte do rodízio político que o Republicanos vem adotando na atual legislatura. Anteriormente, o primeiro suplente, Galeguinho da Van, já havia assumido uma vaga quando o vereador Sales Júnior foi nomeado chefe de Gabinete da Prefeitura. O terceiro suplente, Ferré Maxixe, atualmente ocupa cargo no Executivo municipal.
Em outubro, o vereador Décio Motos (Republicanos) chegou a protocolar na Câmara um pedido de licença de 120 dias, sem remuneração, para tratar de interesse particular. Na época, a vaga também seria ocupada por Perla Gadelha, mas segundo o parecer jurícido, o pedido não gerava vacância do cargo.
Este é o quarto afastamento de parlamentar nesta legislatura que resulta na posse de suplentes. Antes disso, o vereador Willami Lucena (PSB) deixou a Câmara para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura, dando lugar à suplente Nega Fofa. Já no início de outubro, o segundo suplente do PSB, Samuel Lima, também assumiu uma vaga no lugar do vereador Marco César, secretário de Articulação Política.
Atualmente, a base do prefeito Nabor Wanderley conta com oito vereadores filiados ao Republicanos, número que deve subir para nove com a anunciada filiação do líder do governo, vereador Maikon Minervino. O PSB segue com três parlamentares na Casa.
Por Patos Online