Quarta, 08 de Outubro de 2025
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Política Impasse

Parecer jurídico sobre licença de Décio Motos impede posse de Perla Gadelha como suplente na Câmara e provoca embate durante sessão

O pedido de afastamento, apresentado na última quinta-feira (2), tinha como consequência natural a ascensão da médica Perla Gadelha (Republicanos) — segunda suplente do partido e candidata a vereadora com 949 votos nas eleições de 2024.

08/10/2025 às 13h30 Atualizada em 08/10/2025 às 15h33
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Fotos: Divulgação/Câmara
Fotos: Divulgação/Câmara

A tentativa de o vereador Décio Motos (Republicanos) se licenciar por 120 dias da Câmara Municipal de Patos desencadeou um embate na Casa Juvenal Lúcio de Sousa. O pedido de afastamento, apresentado na última quinta-feira (2), tinha como consequência natural a ascensão da médica Perla Gadelha (Republicanos) — segunda suplente do partido e candidata a vereadora com 949 votos nas eleições de 2024.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

No entanto, segundo a presidente da Câmara, Tide Eduardo (Republicanos), a Procuradoria Jurídica da Câmara analisou o pedido nos moldes apresentados, e emitiu parecer favorável à licença, mas indeferiu a convocação da suplente para posse, alegando que o tipo de licença solicitada — por interesse particular e sem remuneração, pelo período de até 120 dias — não gera vacância do cargo, impedindo a posse de suplente. 

Segundo Tide, o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município permitem o afastamento do parlamentar por até 120 dias, mas determinam que a convocação de suplente só ocorre quando a licença ultrapassa esse prazo.

“O vereador tem direito de se licenciar, sim. Porém, a suplente não tem direito à posse nesse caso. Não sou eu que estou dizendo, é o Regimento, a Lei Orgânica e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”, afirmou a presidente, durante a sessão.

Continua após a publicidade
Banner Nilo Shineray

Vereador Décio Motos critica decisão 

Inconformado, Décio Motos levou o caso à tribuna na sessão desta terça-feira (7), onde lamentou a decisão da presidente e acusou falta de entendimento e de lealdade dentro do grupo político.

“Enquanto eu estiver nesta Casa, vou agir com lealdade, sem covardia e sem traição. Só queria que o mesmo respeito fosse recíproco. Era um simples ato, igual a outros já concedidos. Faltou entendimento da presidente”, disse o vereador.

O parlamentar afirmou que o objetivo do pedido de licença era dar oportunidade à colega de partido, Perla Gadelha, de assumir temporariamente o mandato — gesto que, segundo ele, seria uma forma de valorização interna e reconhecimento político. Além disso, Décio antecipou seu voto ao vereador Maikon Minervino para a eleição da Mesa Diretora, que será realizada em dezembro. 

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Tide rebate críticas e cita procedimento jurídico

Em resposta, a presidente Tide Eduardo afirmou que o vereador “politizou o assunto” e que todo o processo foi conduzido de forma técnica e dentro da legalidade.

“Aqui não é Casa de Mãe Joana. O processo foi encaminhado ao jurídico, e o parecer foi pela impossibilidade da posse de suplente com licença de 120 dias. O vereador pediu o afastamento, depois apresentou ofício de desistência, mas nunca procurou a Presidência para tratar do caso diretamente”, rebateu Tide, em tom firme.

A vereadora reforçou que, para garantir a posse de suplente, o afastamento teria que ser superior a 120 dias, conforme estabelece a legislação municipal.

Veja abaixo as falas dos parlamentares na sessão:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

Diante do parecer, Décio protocolou um novo ofício desistindo da licença e o processo foi arquivado na Câmara. 

A negativa acentuou a crise interna no Republicanos de Patos, partido que detém a maior bancada da Casa. Com o impasse, Perla Gadelha segue sem assumir o mandato.

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Qui 36°C 23°C
Sex 36°C 23°C
Sáb 34°C 22°C
Dom 35°C 21°C
Seg 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras