A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP-PB) divulgou, na manhã desta quarta-feira (10), uma nota oficial confirmando o tumulto registrado entre detentos de dois pavilhões durante o banho de sol na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, em Patos, no Sertão paraibano.
De acordo com a SEAP, a situação foi rapidamente controlada por policiais penais, com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba. Os presos envolvidos no confronto já estão contidos no pátio da unidade prisional.
Ainda segundo a nota, o secretário João Alves manteve contato direto com o diretor do presídio, Wescley de Lira Mota, e com o coronel Douglas Ferreira, comandante do Comando de Policiamento Regional 2 (CPR II), adotando todas as providências necessárias para conter e solucionar o incidente.
Ainda conforme a Secretaria, alguns presos ficaram feridos, mas todos receberam atendimento médico. Como reforço na segurança, equipes especializadas da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE), do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e da Força Tática Penitenciária (FTPEN), vindas de Campina Grande, foram deslocadas para Patos.
Confira a nota na íntegra:
Em áudio divulgado à imprensa, o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Esaú, informou que o tumulto envolveu integrantes de uma facção criminosa que ocupavam pavimentos diferentes da unidade.
Segundo ele, presos do pavimento superior entraram em conflito com detentos do pavimento inferior durante o banho de sol, mas a situação foi rapidamente contida pelos agentes penitenciários, com apoio da Polícia Militar.
Durante a confusão, ainda de acordo com o comandante, houve um princípio de incêndio, quando detentos atearam fogo em colchões, mas o Corpo de Bombeiros conseguiu debelar rapidamente as chamas. O SAMU também foi acionado, realizando o socorro de quatro apenados com escoriações leves e o atendimento de outras 12 pessoas que apresentaram inalação de fumaça ou ferimentos superficiais.
O Tenente-Coronel Esaú informou ainda que equipes do GPOE e da tropa de choque estão no interior da unidade, acompanhadas pela direção do presídio e pela OAB, realizando o rescaldo da operação. Ele ressaltou que não houve feridos graves nem risco de morte entre os detentos e que a situação segue em fase final de normalização.
Ouça mais detalhes abaixo:
Loading...
A SEAP reforçou que o presídio segue sob controle, com as medidas de segurança intensificadas.
Veja abaixo as imagens do tumulto:
Por Patos Online