
Um princípio de rebelião foi registrado na manhã desta quarta-feira (10 de dezembro) na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, localizada na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba.
De acordo com informações preliminares, o tumulto teve início durante o banho de sol, quando detentos de facções rivais teriam entrado em confronto no pátio da unidade prisional. Diante da situação, por volta das 8h, diversas forças de segurança foram acionadas e mobilizadas para o local.
Ver essa foto no Instagram
Atuaram na ocorrência equipes da Polícia Penal, Polícia Militar, BOPE, Corpo de Bombeiros Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM) confirmou ao Patos Online o envio de três viaturas para a penitenciária: ABTS10, ABS58 e AT09. O SAMU também informou que unidades de Suporte Avançado e Suporte Básico estão no local.
Durante a confusão, houve um princípio de incêndio, quando detentos atearam fogo em colchões, mas o Corpo de Bombeiros conseguiu debelar rapidamente as chamas. O SAMU realizou o socorro de quatro apenados com escoriações leves e o atendimento de outras 12 pessoas que apresentaram inalação de fumaça ou ferimentos superficiais.
A Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP-PB) confirmou que a situação já foi controlada e informou, por meio de nota, que equipes especializadas da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE), do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e da Força Tática Penitenciária (FTPEN), vindas de Campina Grande, foram deslocadas para Patos.
Confira a nota abaixo:
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) comunica que, na manhã desta quarta-feira (10), ocorreu tumulto entre presos de dois pavilhões durante o banho de sol no Presídio Regional de Patos “Romero Nóbrega”.
Policiais penais, com auxílio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba, controlaram a situação. Os presos envolvidos no tumulto já foram contidos e reconduzidos às suas respectivas celas.
O secretário João Alves manteve contato com o diretor da unidade prisional, Wescley de Lira Mota, e com o coronel Douglas Ferreira, comandante da Polícia Militar na região, adotando todas as providências para conter e solucionar o incidente. A Seap-PB mantém a situação sob controle. Alguns presos ficaram feridos e já foram assistidos por equipes de saúde.
Integrantes da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE), do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e da Força Tática Penitenciária (FTPEN), unidades de Campina Grande, estão chegando a Patos para reforçar ainda mais a segurança.
_______
Ascom-Seap/PB
Por Patos Online
PEDIDO NEGADO! Justiça da Paraíba nega autorização para adolescente de 13 anos atuar como influenciadora digital
PLACA LIMPA PRF intensifica fiscalização contra veículos com placas irregulares na Paraíba durante Operação Placa Limpa
PORTE ILEGAL Homem é preso com pistola após ameaçar vítima no bairro Belo Horizonte, em Patos
TRÁFICO DE DROGAS Mulher é presa por tráfico de drogas durante Operação Paraíba Mais Segura em Patos
POLICIAMENTO Polícia Militar realiza preleção e reforça ações da Operação Paraíba Mais Segura em Patos
MANDADO DE PRISÃO Polícia Militar cumpre mandado de prisão por roubo e captura monitorado por tornozeleira eletrônica em Teixeira
PLANEJAMENTO Comando do 3º BPM define estratégias para ampliar as ações operacionais e fortalecer a sensação de segurança
ABSOLVIDO Justiça absolve pastor após investigação por golpe de R$ 3 milhões contra fiéis na Paraíba
AMEAÇA Homem é preso por perseguir e ameaçar sobrinha-neta de 17 anos com faca, na Paraíba Mín. 22° Máx. 31°