
Um princípio de rebelião foi registrado na manhã desta quarta-feira (10 de dezembro) na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, localizada na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba.
De acordo com informações preliminares, o tumulto teve início durante o banho de sol, quando detentos de facções rivais teriam entrado em confronto no pátio da unidade prisional. Diante da situação, por volta das 8h, diversas forças de segurança foram acionadas e mobilizadas para o local.
Ver essa foto no Instagram
Atuaram na ocorrência equipes da Polícia Penal, Polícia Militar, BOPE, Corpo de Bombeiros Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM) confirmou ao Patos Online o envio de três viaturas para a penitenciária: ABTS10, ABS58 e AT09. O SAMU também informou que unidades de Suporte Avançado e Suporte Básico estão no local.
Durante a confusão, houve um princípio de incêndio, quando detentos atearam fogo em colchões, mas o Corpo de Bombeiros conseguiu debelar rapidamente as chamas. O SAMU realizou o socorro de quatro apenados com escoriações leves e o atendimento de outras 12 pessoas que apresentaram inalação de fumaça ou ferimentos superficiais.
A Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP-PB) confirmou que a situação já foi controlada e informou, por meio de nota, que equipes especializadas da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE), do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e da Força Tática Penitenciária (FTPEN), vindas de Campina Grande, foram deslocadas para Patos.
Confira a nota abaixo:
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) comunica que, na manhã desta quarta-feira (10), ocorreu tumulto entre presos de dois pavilhões durante o banho de sol no Presídio Regional de Patos “Romero Nóbrega”.
Policiais penais, com auxílio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba, controlaram a situação. Os presos envolvidos no tumulto já foram contidos e reconduzidos às suas respectivas celas.
O secretário João Alves manteve contato com o diretor da unidade prisional, Wescley de Lira Mota, e com o coronel Douglas Ferreira, comandante da Polícia Militar na região, adotando todas as providências para conter e solucionar o incidente. A Seap-PB mantém a situação sob controle. Alguns presos ficaram feridos e já foram assistidos por equipes de saúde.
Integrantes da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE), do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e da Força Tática Penitenciária (FTPEN), unidades de Campina Grande, estão chegando a Patos para reforçar ainda mais a segurança.
_______
Ascom-Seap/PB
Por Patos Online
Prisão DHE prende segundo suspeito de homicídio do jovem Arthur Alves, em Patos; indivíduo era procurado também por tráfico de drogas
Atendimento médico Médico detalha atendimento a detentos feridos em princípio de rebelião no Presídio Romero Nóbrega
ATUALIZAÇÃO Hospital de Patos divulga estado de saúde de detentos feridos após tumulto no Presídio Romero Nóbrega; seis deram entrada
Operação Rescue 19 Polícia Federal cumpre mandado no RN contra suspeito de pornografia infantil residente em Santa Luzia-PB
NOTA OFICIAL Seap confirma tumulto entre presos no Presídio Romero Nóbrega, em Patos, e afima que situação foi controlada; comandante do 3º BPM detalha ocorrência
Foragidos Ministério da Justiça lança Programa Captura para localizar e prender 216 foragidos mais procurados do país; 8 paraibanos aparecem na lista
Estado grave Vítima de agressão em bar de Itaporanga segue em estado gravíssimo no Hospital de Trauma de Campina Grande
Mandado de Prisão Foragido da Justiça é preso durante ação da Polícia Militar em Patos
Embriaguez PRF prende motorista embriagado após colisão e tentativa de fuga na BR-230, em Junco do Seridó Mín. 22° Máx. 37°