Policial Prisão
João Lima se apresenta à Polícia Civil e é preso após mandado por violência doméstica
Cantor se apresentou à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), no Centro da capital, e entrou pela porta de trás.
26/01/2026 11h54 Atualizada há 51 minutos
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Mofi/reprodução

O cantor João Lima se apresentou à Polícia Civil da Paraíba e foi preso na manhã desta segunda-feira (26), em João Pessoa, após ter a prisão preventiva decretada pelo Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). O artista é investigado por violência doméstica contra a ex-esposa, a médica e influenciadora digital Raphaella Brilhante.

João Lima compareceu à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), no Centro da capital, em um carro particular. No momento da chegada, o deputado Cicinho Lima (PL) concedia entrevista à imprensa. O cantor desceu rapidamente do veículo e entrou pelos fundos da delegacia para se apresentar à autoridade policial e cumprir o mandado judicial.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Emerson Machado (@mofipixbet)

Vídeo: @mofipixpbet

A ordem de prisão foi expedida no domingo (25) e assinada pelo juiz Bruno César Azevedo Isidro, após representação do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Segundo a decisão, a prisão preventiva tem como objetivo garantir a ordem pública e evitar a reiteração de crimes, diante da gravidade dos fatos relatados.

Caso ganhou repercussão nacional

O caso veio à tona no último sábado (24), após a divulgação de vídeos nas redes sociais que mostram o cantor agredindo Raphaella Brilhante dentro da residência do casal. As imagens provocaram grande repercussão na Paraíba e em todo o país.

No mesmo dia, a médica procurou a Central de Polícia Civil, onde registrou um Boletim de Ocorrência e solicitou medidas protetivas de urgência, que foram concedidas pela Justiça. As determinações proíbem João Lima de se aproximar da vítima, de frequentar a casa onde morava e de manter qualquer tipo de contato com ela ou seus familiares, estabelecendo uma distância mínima de 300 metros.

Relato da vítima

Em entrevista exclusiva à TV Cabo Branco, exibida nesta segunda-feira (26), Raphaella Brilhante relatou que sofreu agressões físicas e psicológicas durante o casamento, celebrado em novembro de 2025, e também durante a lua de mel. Segundo ela, o relacionamento durou cerca de três anos e foi marcado por comportamentos de controle desde o início.

Anteriormente, Raphaella já havia se manifestado nas redes sociais, confirmando publicamente as agressões e afirmando que todas as medidas legais estavam sendo adotadas, com respeito à Justiça.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Patos Online (@patosonline)

 

Defesa e próximos passos

Após a decretação da prisão, a defesa do cantor divulgou nota informando que foi surpreendida com a decisão judicial e que João Lima cumpria integralmente as medidas protetivas. Os advogados também comunicaram que o artista se apresentaria voluntariamente, o que ocorreu nesta segunda-feira.

De acordo com o advogado Luiz Pereira, João Lima será submetido a exame de corpo de delito no Instituto de Polícia Científica (IPC) e, em seguida, passará por audiência de custódia. Somente após esses procedimentos a defesa deve ingressar com pedido de habeas corpus.

Na saída da delegacia, o cantor seguiu para a viatura sem falar com a imprensa e acompanhado dos advogados.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Patos Online (@patosonline)

João Lima é neto do forrozeiro paraibano Pinto do Acordeon, que faleceu em 2020, e filho de Cicinho Lima, atual secretário executivo de Cultura da Paraíba e suplente de deputado estadual. Até o momento, o cantor não se pronunciou oficialmente sobre as acusações e mantém os comentários bloqueados em suas redes sociais.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil da Paraíba.

Por Patos Online
Com informações do g1 PB