Locais GREVE
Funcionários do Banco do Brasil e da Caixa iniciam greve nesta quinta-feira (10) em cidades da Paraíba; em Patos, paralisação começa na segunda-feira (14)
Bancários de Patos e região aprovaram a greve e devem paralisar as atividades a partir do dia 14; agências de bancos privados e do BNB seguem funcionando
10/09/2026 12h30
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: reprodução

Funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal na Paraíba iniciaram, nesta quinta-feira (10), uma greve por tempo indeterminado, após a rejeição das propostas apresentadas pelas instituições durante as negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2026.

Apesar do início da paralisação em outras unidades do estado, em Patos e região a greve nas agências do Banco do Brasil e da Caixa está prevista para começar somente na próxima segunda-feira (14).

A data foi definida pelo Sindicato dos Bancários de Patos e Região, durante Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo sindicato na terça-feira (8), com votação virtual encerrada às 19h.

Banco do Brasil e Caixa rejeitaram propostas

Em Patos e região, os funcionários do Banco do Brasil rejeitaram a proposta apresentada pela instituição. Segundo o resultado da assembleia, 69,8% dos votantes foram contrários à proposta, enquanto 79,1% aprovaram a realização da greve.

Na Caixa Econômica Federal, 85,5% dos participantes rejeitaram a proposta, e 89,1% votaram pela paralisação.

Entre os principais pontos de insatisfação dos trabalhadores estão questões relacionadas aos planos de assistência à saúde. No caso da Caixa, o sindicato aponta preocupação com o modelo apresentado pela instituição e seus possíveis impactos sobre a sustentabilidade do plano para empregados da ativa, aposentados e pensionistas.

No Banco do Brasil, os trabalhadores também consideraram insuficientes as propostas apresentadas, incluindo o aporte destinado ao plano de saúde e o reajuste com aumento real de 0,6% nos salários.

Greve começa nesta quinta em outras unidades da Paraíba

A paralisação estadual aprovada pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba (Sintrafi-PB) começou nesta quinta-feira (10), atingindo unidades do Banco do Brasil e da Caixa conforme a adesão dos trabalhadores.

A decisão foi tomada após Assembleia Geral Extraordinária realizada virtualmente nos dias 3 e 4 de setembro. A proposta apresentada pelo Banco do Brasil foi rejeitada por 77,38% dos votos válidos, enquanto, na Caixa Econômica Federal, a rejeição chegou a 93,58%.

Na Capital, segundo informações do sindicato, agências das duas instituições amanheceram fechadas nesta quinta-feira. Os caixas de autoatendimento permanecem disponíveis.

No total, a paralisação deverá atingir cerca de 60 unidades do Banco do Brasil e da Caixa no estado.

Como fica em Patos

Em Patos, a paralisação das atividades está prevista para segunda-feira (14).

Segundo o Sindicato dos Bancários de Patos e Região, a mobilização deverá atingir as duas unidades da Caixa Econômica Federal na cidade, localizadas no Shopping e no Centro, além da agência do Banco do Brasil.

A greve também deverá alcançar outras cidades da região. A previsão inclui as agências do Banco do Brasil em Piancó, Teixeira e Santa Luzia, além das unidades da Caixa Econômica Federal em Santa Luzia e Piancó.

Enquanto isso, os funcionários dos bancos privados e do Banco do Nordeste aprovaram as propostas apresentadas na assembleia de Patos e região. A proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi aprovada por 88,5% dos votantes, enquanto o Banco do Nordeste teve 75% de aprovação. O BRB registrou 100% de aprovação.

Com isso, não há previsão de paralisação nas agências dos bancos privados e do Banco do Nordeste em Patos em razão da atual campanha salarial.

Durante a greve, os clientes do Banco do Brasil e da Caixa poderão recorrer aos aplicativos, canais digitais, terminais de autoatendimento e demais serviços que permanecerem disponíveis.

O Sindicato dos Bancários de Patos e Região informou que continuará mobilizando os trabalhadores e cobrando o avanço das negociações com as instituições financeiras.

Por Patos Online