
Os bancários da Paraíba decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (10). A paralisação foi aprovada durante uma Assembleia Geral Extraordinária convocada para discutir as propostas apresentadas pelas instituições financeiras.
De acordo com o Sindicato dos Bancários da Paraíba (Sintrafi-PB), a greve afetará os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal no estado.
A categoria rejeitou as propostas apresentadas pelos dois bancos, consideradas insuficientes pelo sindicato em relação às negociações realizadas com outras instituições financeiras que participam da Campanha Nacional dos Bancários Unificada 2026.
Entre as reivindicações da campanha estão a reposição integral da inflação, acompanhada de aumento real nos salários para 2026 e 2027, além da extensão do ganho real aos benefícios e da definição dos índices finais de reajuste.
Com a decisão, os trabalhadores devem suspender as atividades a partir de quinta-feira (10), sem previsão de encerramento da paralisação.
Os bancários de Patos e região irão decidir na próxima terça-feira (8) se aceitam as propostas apresentadas pelos bancos nas negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2026 e se haverá paralisação da categoria no município. A assembleia será realizada de forma virtual, das 9h às 19h, conforme edital divulgado pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Patos e Região.
A decisão é independente da paralisação aprovada pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba (Sintrafi-PB), com sede em João Pessoa, que definiu greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (10) para funcionários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil no estado.
De acordo com Cleodon Bezerra, vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Patos e Região, a decisão tomada em João Pessoa não se aplica aos trabalhadores da base territorial de Patos.
Segundo o sindicalista, os bancos privados estão abrangidos pela proposta geral negociada com a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), enquanto Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e BRB possuem negociações específicas.
Por Patos Online
Com informações do MaisPB
TRAGÉDIA EM ALHANDRA Criança de 4 anos morre após sofrer choque elétrico em Alhandra, na Paraíba
INSCRIÇÕES ABERTAS CINEMA: Jabre abre inscrições para edição comemorativa de 15 anos
ANIMAL DESAPARECIDO Família procura égua desaparecida na zona rural de Cacimba de Areia e pede ajuda para encontrá-la
NOTA DE FALECIMENTO Familiares comunicam o falecimento de José Albertino Alves (Beto de Nina), morador de São José do Bonfim
LITERATURA Iniciada a pré-venda do livro “Porto Morto”, com lançamento previsto para outubro
IBOVESPA Após pesquisa apontar Flávio Bolsonaro na frente, bolsa fecha próxima de recorde
CONCURSO PÚBLICO TJPB divulga edital de concurso com vagas nas áreas Jurídica, TI e Contabilidade
ECONOMIA Durante imersão internacional, presidente da FIEPB e da Nordeste Forte firma na China termo de cooperação que amplia oportunidades para a indústria
PEDIDO DE AJUDA Mãe de seis filhos pede ajuda para alimentação e cuidados de crianças com deficiência Mín. 23° Máx. 36°