Em vídeo distribuído à imprensa na tarde desta quinta-feira (28), o delegado Roberto Carvalho, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Patos, falou sobre a prisão de uma quadrilha responsável por diversos crimes patrimoniais na Paraíba, incluindo a tentativa de latrocínio contra o empresário de São Mamede, Rosemberg Morais.
Conforme Dr. Roberto, a associação criminosa elege imóveis de empresários como alvos e no último dia 09 de março, três indivíduos armados e encapuzados invadiram a residência do empresário de São Mamede. Na ação, eles se desaparam com o proprietário do imóvel que se acordou com o latido dos cães, e acabou sendo alvejado com dois disparos de arma de fogo. Posteriormente, os criminosos renderam o filho e a esposa do empresário, passando a praticar violência física e psicológica contra eles, para que entregassem informações sobre os bens que haviam na casa.
Os assaltantes conseguiram subtrair certa quantidade de joias e ouro, mas não contentes com a quantidade levada, passaram a agredir e maltratar os cães da família, se evadindo posteriormente. Desde então, a DRF e a Delegacia de Homicídios e Entorpecentes(DHE) de Patos passaram a trabalhar juntas para identificar e prender os responsáveis.
A investigação revelou que os criminosos receberam auxílio de um jovem de 28 anos, natural de São Mamede, que forneceu informações sobre a casa e a rotina do empresário, bem como buscou os autores na cidade de Condado e os levou até o local do crime, além de dar fuga até o município de Remígio-PB, retornando posteriormente para São Mamede. O indivíduo foi preso em flagrante no dia 14 de março de 2024, pela DRF e pela DHE, e com ele foi encontrada uma arma de fogo.
Após essa prisão, os investigadores identificaram mais dois participantes da ação criminosa, "Pink" e seu irmão, "Matuto", que já foram condenados por crimes patrimoniais, sendo que "Matuto" tinha um mandado de prisão em aberto e "Pink" estava em liberdade condicional, tendo um novo mandado de prisão expedido.
Em 22 de março de 2024, o mesmo grupo estava novamente agindo, desta vez tentando invadir uma casa em Pombal, quando a Polícia Militar interviu e prendeu um dos suspeitos durante um tiroteio. Este indivíduo, de 41 anos, admitiu sua participação no roubo em São Mamede. O delegado destaca que na ação de Pombal a quadrilha contou com a participação de mais um elemento, de alcunha "Milgrau", que ainda não foi identificado.
Pink, Matuto e Milgrau conseguiram fugir pela mata, apesar dos esforços da Polícia Militar de Pombal, DRF, DHE e DRACO. No entanto, as autoridades não desistiram e com a informação de que "PINK" havia fugido para a casa da mãe após a tentativa de roubo em Pombal, as autoridades se deslocaram até João Pessoa para capturá-lo, contando com o apoio do GOE. No entanto, "PINK" conseguiu fugir com a ajuda de um amigo, que foi preso pela DRF em 25 de março de 2024 por associação criminosa.
Apesar da prisão de quatro de seus integrantes, agora as autoridades continuam empenhadas nas investigações para capturar "PINK", o líder da organização criminosa, e "Milgrau". Conforme a DRF, a família de "Pink" reside em João Pessoa, mas ele pode estar em qualquer lugar. Quem tiver informações sobre o paradeiro de ambos, pode entrar em contato com o disk 197, onde é garantido total sigilo e anonimato aos informantes.
Veja mais detalhes no vídeo abaixo:
Por Patosonline.com