A Diretora Geral da Maternidade Dr. Peregrino Filho, Séfora Cândida, e a Médica Coordenadora da UTI Neonatal, Dra. Vandezita Mazzaro, trouxeram na manhã desta terça-feira (18) novas informações sobre o quadro de saúde do bebê recém-nascido que sobreviveu a um trágico acidente registrado na tarde de ontem (17) na altura do km 19 da BR-361, em Santa Terezinha-PB.
Conforme repassado pela unidade, ao chegar na maternidade, a criança foi prontamente atendida pela equipe médica e multiprofissional, sendo admitida na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN).
Foram realizados exames de raio-X e tomografia, constatando um traumatismo cranioencefálico que necessitava de avaliação neurocirúrgica. Após estabilização do quadro do bebê, ele foi regulado e transferido para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na manhã desta terça (18), onde será avaliado e continuará o tratamento.
O bebê nasceu na referida maternidade no último dia 15 de junho (sábado), de parto normal. Nesta segunda (17), a mãe e a criança receberam alta médica e o carro do município de Emas tinha ido buscá-los, quando no trajeto de volta para casa houve o grave acidente.
Ouça mais detalhes abaixo:
Séfora Cândida, Diretora Geral da Maternidade Dr. Peregrino Filho - Áudio: Rádio Espinharas FM
Dra. Vandezita Mazzaro, Médica Coordenadora da UTI Neonatal da Maternidade Dr. Peregrino Filho - Áudio: Rádio Espinharas FM
Foram resgatados com vida o recém-nascido, o motorista do veículo, Paulo César Lins dos Santos, de 25 anos, e a avó da criança, Maria de Lourdes Soares da Silva, de 45 anos. As vítimas fatais foram identificadas como Amélia Barbosa Lucena, de 52 anos, Luzia de Lucena de Oliveira, 78 anos, e Damiana Borges da Silva, de 24 anos de idade, mãe da criança. Conforme informações, Damiana tinha outro filho.
Conforme repassado pela assessoria de comunicação do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro ao Patosonline.com, o motorista Paulo César deu entrada consciente, passou por uma bateria de exames de imagem e avaliação com o médico cirurgião geral e ortopedista, e sofreu apenas pequenas lesões na região do braço direito e perna direita. Após realizar as suturas e curativos, ele ficou um período em observação, mas recebeu alta ainda na noite de ontem (17).
Em relação à paciente Maria de Lourdes, avó do bebê, o hospital informou que ela passou também por uma bateria de exames de imagem que constatou duas fraturas na coluna, na região cervical e torácica, além de uma fratura de acetábulo de fêmur, juntamente com uma lesão de quadril. Diante disso, foi feita a colocação de um fixador para alinhar o membro e poder realizar a cirurgia definitiva. A paciente segue aos cuidados da ortopedia, sem risco de morte, consciente, orientada e estável.
Conforme o inspetor da PRF, Christiano Hiroi, os veículos envolvidos na colisão frontal foram um Volkswagen Gol de cor branca, pertencente à Prefeitura Municipal de Emas, que retornava da cidade de Patos, e uma Chevrolet D20 carregada com caixas de frutas, que trafegava no sentido oposto. Segundo Hiroi, o Gol, em circunstâncias ainda a serem apuradas, invadiu a faixa contrária e colidiu frontalmente com a D20.
Christiano Hiroi destacou que não há informações sobre o condutor da caminhonete, que evadiu-se do local após o acidente.
O inspetor informou que as circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas pela PRF com base na análise dos vestígios e o motorista do Volkswagen Gol será ouvido para esclarecer a manobra que ocorreu no local, uma vez que ele estava na contramão de direção no momento da batida.
Por Felipe Vilar - Patos Online