
A FPF confirmou na manhã desta sexta-feira os detalhes da última rodada do Campeonato Paraibano. Com duas partidas previstas para Campina Grande, e sem um segundo estádio disponível na cidade, a entidade reuniu os oito clubes através de uma videoconferência e conseguiu uma decisão unânime para desmembrar a rodada e realizar dois jogos no Amigão, tudo no próximo domingo, dia para o qual já estava previsto o encerramento da primeira fase do estadual.
Assim, o clássico Campinense x Treze vai acontecer às 16h, no Amigão, conforme previsto na tabela. As outras três partidas, no entanto, que envolvem a luta contra o rebaixamento, serão realizadas às 19h30: Perilima x São Paulo Crystal, também no Amigão; Botafogo-PB x Atlético-PB, no Almeidão; e Sousa x Nacional de Patos, no Marizão.
A reunião foi conduzida pelo diretor técnico da FPF, Gustavo Trindade, que lançou a proposta e lembrou do Artigo 42 do Campeonato Paraibano, que determinava a realização de jogos simultâneos. Mas, após consulta à CBF, deixou clara a possibilidade de separar o Clássico dos Maiorais do restante da rodada.
— O Artigo 42 fala expressamente da necessidade de jogos simultâneos em caso de luta contra o rebaixamento ou de situações de classificação para a fase seguinte. Como Campinense e Treze já estão classificados, há essa possibilidade (de desmembrar a rodada). Ainda assim, resolvemos fazer essa reunião virtual para ouvir todos os clubes e buscar uma decisão unânime — disse Gustavo.
Embora não fosse necessária a adesão de todos os clubes à proposta, a Federação deixou claro que só aceitaria a mudança na rodada caso houvesse consenso entre os oito clubes. Se houvesse um só voto contrário, já estava decidido que haveria um sorteio à tarde para se decidir qual jogo seria disputado no Estádio Perpetão, em Cajazeiras — o único disponível para a última rodada do Campeonato Paraibano.
— Não poderíamos fazer distinção entre Perilima ou Campinense. Ambos têm o direito de mandar seus jogos no Amigão. Então, não haveria outra saída senão fazer um sorteio para saber qual jogo seria disputado em Cajazeiras. Os clubes entenderam a situação e optaram pela rodada dupla no Amigão, até mesmo levando em consideração as despesas de deslocamento para o Sertão — continuou Gustavo.
Para conseguir unanimidade nos jogos noturnos, a FPF entrou em contato com a Prefeitura de Sousa para melhorar a iluminação do Marizão — motivo pelo qual os jogos do Sousa foram disputados sempre à tarde. Após a promessa da realização de uma força-tarefa até o domingo, a Federação marcou o jogo Sousa x Nacional de Patos para as 19h30, recebendo todas as garantias de funcionamento dos refletores do estádio.
Participaram da reunião os seguintes dirigentes: Alyson Lira (representando o Atlético de Cajazeiras), Giancarlo Dantas (Botafogo-PB), Rômulo Farias (Campinense), Cleodon Bezerra (Nacional de Patos), Jailton Oliveira (Perilima), Arthur Ferreira (São Paulo Crystal), Bosco Júnior (Sousa) e Dagberto Júnior (Treze).
GE PE
Paraibano 2026 Preparador físico do Nacional avalia pré-temporada e garante elenco pronto para a estreia no Paraibano 2026
Campeonato Paraibano Prefeitura de Patos confirma apoio financeiro de R$ 50 mil a Nacional e Esporte para o Paraibano 2026
Paulistão Palmeiras vence Santos no primeiro clássico de 2026 e mantém os 100% de aproveitamento no Paulistão
Carioca Na estreia de Arana, Fluminense conta com 'pintura' de John Kennedy e inicia Carioca com vitória sobre Madureira
Campeonato Paraibano Estreia do Esporte de Patos no Paraibano 2026 muda de data e local e será disputada em Natal no domingo (18), às 9h
Reforço de peso! Nenê celebra chegada ao Botafogo-PB e promete corresponder em campo Mín. 22° Máx. 34°