O decreto estadual em vigência expira no próximo dia 2 de junho e a possibilidade de um novo com medidas ainda mais restritivas não foi descartada pelo secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (28). Para ele, a intensificação das restrições é uma resposta natural ao processo de avanço da doença com reflexos na lotação de leitos e nos níveis de transmissão da covid-19 em toda a Paraíba.
"Através do monitoramento diário, observamos a migração da bandeira laranja para a vermelha nos municípios. Após a análise desse contexto epidemiológico, o estado anunciará as medidas. O atual decreto já contempla as limitações aos municípios que apresentam as bandeiras vermelhas e laranjas ", explicou.
O gestor alertou sobre o cenário que é considerado grave. "Nós temos alta propagação em todas as três macrorregiões do estado sendo mais intenso no Sertão com 94% de ocupação nos leitos UTI adulto e Campina Grande com um cenário alto também, com 80% sendo 90% de enfermaria ocupados. É um cenário preocupante essa ocupação rápida dos leitos hospitalares. Mas sabemos que mesmo com a ampliação de leitos, essa não é a solução, a solução é usar máscara, álcool e evitar aglomerações", analisou.
A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 78%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 78%. Em Campina Grande estão ocupados 80% dos leitos de UTI adulto e no sertão 94% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 112 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 938 pacientes estão internados nas unidades de referência.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba totaliza 324.425 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios e totaliza 7.556 mortes. O boletim registra ainda um total de 223.537 pacientes recuperados da doença. Atualmente, 910.244 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados, conforme dados obtidos pelo ClickPB.
Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 1.260.860 doses. Até o momento, 834.264 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 426.596 com a segunda dose da vacina. A Paraíba já distribuiu um total de 1.609.968 doses de vacina aos municípios.
Clickpb
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°